PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE CARVALHO DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE CARVALHO DE ALMEIDA
DATA: 07/02/2020
LOCAL: 404b CCHLA
TÍTULO: SOU UMA FRAUDE (?): EXPLICANDO A SÍNDROME DO IMPOSTOR
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome do Impostor; Valores Humanos; Escala; Validade.
RESUMO: A síndrome do impostor é caracterizada pelo sentimento de fraude profissional e/ou intelectual, assim, os indivíduos com sentimentos impostores tendem a alcançar sucesso, mas não são capazes de internalizar o sentimento de competência e merecimento por seus feitos. Buscando conhecer mais acerca dos sentimentos impostores, a presente tese como objetivo avaliar a Síndrome do Impostor, a Autoestima, o Desconforto Psicológico, os Traços de Personalidade e os Valores Humanos em estudantes de graduação. Procurou-se ainda construir e reunir evidências de validade e precisão da Escala de Síndrome do Impostor (ESI). Para atender a esses objetivos foram realizados dois estudos. O primeiro contou com a participação de 280 sujeitos (professores, funcionários e alunos) vinculados a uma instituição de ensino público superior, com média de idade de 27,4 anos (DP = 8,89). Os mesmos responderam à versão preliminar da ESI e a um questionário sociodemográfico. A análise fatorial exploratória executada pelo SPSS (versão 25) demonstrou uma estrutura tetrafatorial e consistência interna satisfatória (α = 0,82). Assim foram selecionados os itens com carga fatorial igual ou superior a |0,50|, resultando, portanto, em uma estrutura com 16 itens. No estudo 2, procurou-se confirmar a estrutura encontrada no estudo anterior, para isso, 200 estudantes universitários (Midade = 24,2; DP = 9,17) responderam à ESI e perguntas sociodemográficas. A análise fatorial confirmatória foi realizada pelo AMOS (versão 23), que apontou bons índices de ajustes [χ² = 178,227; p < 0,001, χ²/gl = 1,95; GFI = 0,90; AGFI = 0,85; CFI = 0,90; RMSEA = 0,066 (IC90% = 0,05 - 0,08) e TLI = 0,87], após as ligação realizada entre os erros e1 e e2 (11,9), e9 e e10 (17,3) e e11 e e12 (17,9). Por fim, os índices de consistência interna foram considerados adequados para cada componente [Auto depreciação (ω = 0,70), Medo da avaliação (ω = 0,82), Fraude (ω = 0,84) e Gerenciamento de impressão (ω = 0,62)] e para a escala de forma geral (ω = 0,86). Diante dos achados, acredita-se que o objetivo central foi alcançado. Por fim, o terceiro estudo ainda está em construção e espera-se que ao concluí-lo seja possível conhecer mais sobre o fenômeno impostor e suas relações com as variáveis selecionadas.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL