PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA BRUNA SANTANA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA BRUNA SANTANA SILVA
DATA: 20/02/2020
HORA: 13:00
LOCAL: CCHLA 404B
TÍTULO: EFEITOS DA NEUROESTIMULAÇÃO NA COGNIÇÃO SOCIAL E CORRELATOS PSICOFISIOLÓGICOS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Transtorno autístico, Neuromodulação, Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, Cognição social, Reabilitação.
PÁGINAS: 115
RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que apresenta causas múltiplas e graus bastante heterogêneos. Os principais sintomas envolvem deficiências nas interações sociais, dificuldades na comunicação verbal e não-verbal, movimentos repetitivos e estereotipados e padrões restritos de interesse. No âmbito da reabilitação no autismo, a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) tem se apresentado como uma técnica promissora de modulação de substratos do sistema nervoso associados às interações sociais. Nesse sentido, o presente estudo objetiva caracterizar os efeitos terapêuticos da ETCC anódica na cognição social de crianças com TEA leve. Para alcançar esse objetivo, esta tese está organizada em três artigos. O primeiro artigo objetivou sistematizar evidências sobre o uso da ETCC na reabilitação cognitiva social de pacientes com TEA. Realizou-se uma revisão sistemática a partir de buscas nas bases eletrônicas PubMed, Web of Science e SCOPUS, e nas referências dos artigos obtidos. Após o cruzamento dos descritores, foram encontrados 24 estudos. A partir dos critérios de elegibilidade, resultaram 6 artigos. A maioria dos estudos sugerem efeitos benéficos da ETCC na promoção da plasticidade social em indivíduos com autismo. O segundo artigo apresenta o protocolo de estudo desenvolvido para avaliar a segurança e os efeitos terapêuticos da ETCC no tratamento de déficits sociais de crianças com TEA. O protocolo descreve um ensaio clínico placebo-controlado, duplo-cego e randomizado. Os pacientes serão submetidos a cinco sessões consecutivas de ETCC durante 20 minutos, com corrente de 1,5 mA, na qual o ânodo será posicionado sobre o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo (F3) e o cátodo (eletrodo referência) será colocado na região supraorbital direita. Os pacientes passarão por três avaliações funcionais: linha de base (T0); semana seguinte a intervenção com ETCC (T2); e 1 mês após a intervenção (T4). Os participantes serão divididos randomicamente em 02 grupos: Ativo – participantes que receberão corrente ativa; e Placebo – participantes que receberão corrente simulada. Todos os participantes receberão intervenção cognitiva, realizada concomitantemente a neuroestimulação. Serão utilizados instrumentos que avaliam a cognição social (desfecho primário): o subteste teoria da mente - Nepsy II e o teste de reconhecimento de faces emocionais; e os testes que avaliam as funções executivas (medidas de desfecho secundário): Trail Making Test A e B, Span de dígitos, subteste WISC-IV e o Teste dos sete erros. Neste sentido, espera-se que a ETCC ativa combinada a intervenção cognitiva pode melhorar habilidades relacionadas as interações sociais. E no terceiro artigo o objetivo foi investigar a eficácia da ETCC anódica na cognição social de crianças diagnosticadas com TEA. Assim, 18 crianças do sexo masculino, portadoras de TEA leve e com idade entre 09 e 12 anos (M= 10,9; DP= 1,72) participaram do estudo. Os resultados sugerem que participantes que receberam ETCC ativa sobre o CPFDL esquerdo realizaram significativamente menor número e duração de fixações no reconhecimento das emoções alegria, raiva, medo e neutra. No entanto, não houve efeito significativo em virtude da ETCC ativa na taxa de reconhecimento de nenhuma das emoções avaliadas, e no subteste Teoria da mente - Nepsy-II. Assim, a partir dos parâmetros de movimentos oculares durante o reconhecimento de emoções, sugere-se o uso da ETCC como estratégia complementar promissora na reabilitação cognitiva social do TEA. No entanto, tais achados devem ser analisados com cautela. Desse modo, espera-se que os resultados dos estudos da presente tese possibilitem maior compreensão sobre os efeitos da neuroestimulação direcionadas aos componentes da cognição social, da sintomatologia e funcionalidade da pessoa com TEA.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1347318 - NATANAEL ANTONIO DOS SANTOS
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Externo ao Programa - 062.264.274-00 - MICHAEL JACKSON OLIVEIRA DE ANDRADE - UFPB