PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: ANA ROGELIA DUARTE DO NASCIMENTO

DISCENTE: ANA ROGELIA DUARTE DO NASCIMENTO
DATA: 27/03/2020
LOCAL: Sala 508
TÍTULO: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR JUNTO A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia escolar; concepções; práticas; processo ensino-aprendizagem; professores.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
RESUMO: A presente pesquisa analisou as concepções e práticas de psicólogas(os) escolares e docentes sobre a atuação da(o) psicóloga(o) escolar junto a professoras(es), no acompanhamento ao processo de ensino e aprendizagem. Estudos do campo da psicologia escolar de base crítica assinalam a importância do trabalho de psicólogas(os) com professores mediando a relação professor-aluno, para promover e potencializar os processos de aprendizado e desenvolvimento, relevância abordada inclusive em documentos técnicos para nortear o trabalho de psicólogas(os) na Educação Básica. O marco teórico que fundamenta essa pesquisa é a teoria histórico-cultural de Vigotski que elaborou um conjunto de argumentos para explicar as relações entre aprendizagem e desenvolvimento humano, e como os processos de ensino e aprendizagem colaboram para a formação de conceitos científicos dos quais os sujeitos se apropriam a partir de sua inserção na escola. Também fundamentadas nessa teoria, foram explicitadas formulações e propostas de intervenção de pesquisadores brasileiros do campo da psicologia escolar, entendidas como marcos para a discussão e análise do objeto da presente pesquisa. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, com dezessete psicólogas(os) escolares, dezesseis professores do Ensino Fundamental I e dezesseis professores do Ensino Fundamental II, de escolas públicas da rede municipal da cidade de João Pessoa-PB. Para analisar as concepções e práticas dos participantes foram utilizados dois roteiros de entrevista semiestruturada e dois questionários sociodemográficos, direcionados a cada grupo. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra para análise, conforme as diretrizes do método de categorização de conteúdo apresentadas por Bardin (2000). Os resultados permitiram perceber, de maneira geral, que as ações das(os) psicólogas(os) tinham um caráter coletivo, com intervenções mais voltadas ao corpo docente e demais profissionais da instituição, do que ações pontuais com alunos e suas famílias. No que se refere ao acompanhamento do professor ao processo de ensino e aprendizagem, não foi explicitado pelas(os) psicólogas(os) como essas ações ocorriam e como contribuíam no processo de ensino e aprendizagem e na prática pedagógica. Parte das(os) psicólogas(os) afirmou efetivar ações formativas com o corpo docente, bem como realizar um trabalho preventivo. Para a maioria dos dois grupos de professores o seu papel no processo de ensino e aprendizagem é de mediador e este processo ocorre pela utilização de diversas estratégias pedagógicas. No que concerne aos profissionais que auxiliam a prática docente, os professores mencionaram com maior frequência as(os) psicólogas(os), os gestores e demais funcionários. Verificou-se que os professores de ambos os seguimentos compreendem, em sua maioria, a atuação da(o) psicóloga(o) ainda associada a questões emergenciais e a atendimentos individuais com alunos e suas famílias. Ainda para os docentes, ações como atividades formativas, de orientação e reflexão sobre a prática pedagógica também constituem possibilidades de intervenção de psicólogas(os). Os resultados também demonstraram que na visão de psicólogas(os), as situações que os professores consideram interferir no processo de ensino e aprendizagem foram os problemas/dificuldades dos alunos. Já para os professores do primeiro seguimento foi a ausência do acompanhamento familiar na vida escolar dos estudantes, e para os professores do segundo seguimento foi o déficit na estrutura escolar e de recursos. As análises desses resultados permitem defender a plausibilidade do trabalho de psicólogas(os) junto a docentes no sentido de estabelecer parceria com essa(e) profissional, bem como foi um importante indicador para a proposição de intervenções junto ao corpo docente, pautadas em uma perspectiva preventiva, psicossocial e institucional. Adverte-se ainda para a importância de psicólogas(os) no contexto da educação se apropriarem continuamente de pressupostos teóricos e metodológicos para atuarem de forma crítica, consciente e transformadora, para assim mobilizarem concepções e práticas dos demais atores escolares sobre sua importância na educação e no desenvolvimento humano.
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA