PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: NATALIA DE LOURDES F DOS SANTOS

DISCENTE: NATALIA DE LOURDES F DOS SANTOS
DATA: 26/03/2020
LOCAL: Sala 508
TÍTULO: A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES E PSICÓLOGOS
PALAVRAS-CHAVES: Arranjos espaciais; educação infantil; desenvolvimento infantil; educadores; psicologia escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
RESUMO: Atualmente as crianças são inseridas no contexto da educação infantil desde os primeiros meses de vida e em tempo integral. Com isso a sociedade vem requerendo uma maior qualidade dos espaços de educação infantil em seus aspectos estruturais e pedagógicos. No presente estudo será discutido o papel dos arranjos espaciais e seu impacto no processo de aprendizagem e desenvolvimento, nas interações estabelecidas entre educadores e crianças e suas propostas pedagógicas na educação infantil. Defende-se que uma educação infantil de qualidade está fortemente atrelada às concepções e práticas dos profissionais de educação, tais como professores e psicólogas(os) escolares, por seu papel mediador de processos de aprendizado e desenvolvimento no citado contexto. Essa questão foi discutida a partir da teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento de Vygotsky (1996/2004), marcadamente sua concepção acerca do desenvolvimento humano e o papel do adulto como mediador de processos de aprendizado infantil. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as concepções e práticas de educadores e psicólogos sobre a organização dos espaços em instituições de educação infantil, discutindo seus impactos nas interações educadores-crianças e nas práticas pedagógicas em curso. A pesquisa é do tipo qualitativo e descritivo e foi realizada em seis instituições públicas de Educação Infantil do Município de João Pessoa (PB), que atendem crianças de 4 a 5 anos e 11 meses de idade. Como parte da pesquisa, foram realizadas a descrição e análise da organização e estrutura física das instituições de educação infantil pesquisadas, visando mapear os tipos de arranjos espaciais de turmas de pré-escolares. Foi ainda realizada uma análise dos documentos oficiais que regem cada instituição de ensino, tais como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o regimento interno da instituição, por meio do qual foi possível apreender informações que remetam à organização espacial, ao modo como ela vem sendo abordada em tais documentos, bem como verificar que não consta nos documentos institucionais direcionamentos ou orientações acerca dos arranjos espaciais e sua importância para o desenvolvimento infantil. Para conhecer as concepções e práticas das profissionais acerca dos arranjos espaciais e seu papel nas práticas pedagógicas e nas interações estabelecidas, foram entrevistadas seis professoras e cinco monitoras, todas do sexo feminino, com idade média de 33,9 anos, cuja participação foi condicionada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As entrevistas, registradas por meio de um gravador de voz, ocorreram em local reservado, na presença apenas da pesquisadora e da profissional que participou da pesquisa. As entrevistas foram transcritas literalmente, sendo organizadas em eixos de análise, categorizadas de acordo com a similaridade semântica e os conteúdos que emergiram por meio das perguntas do roteiro. Esse material foi discutido com base em pesquisas relativas ao tema proposto e no marco teórico vigotskiniano. Os resultados das entrevistas permitiram identificar que as concepções e práticas das profissionais entrevistas ainda estão desvinculadas do que preconizam os documentos oficiais e as pesquisas sobre a organização dos espaços e seu papel no aprendizado infantil. Também foi verificada, pelos relatos, a importância que atribuem ao planejamento intencional de atividades e à exploração de aspectos e materiais adequados à faixa etária das crianças. Destaca-se que, para a efetivação de práticas pedagógicas que englobem a organização do espaço, é necessária a qualificação continuada de profissionais e a conscientização, por parte do educador, de que a organização dos espaços é um facilitador do processo de aprendizado, sendo necessário planejar em um mesmo espaço, diferentes arranjos espaciais e suas variadas funções, visando promover interações nos diferentes contextos. Evidencia-se a relevância dessa pesquisa, pois o espaço de educação infantil deverá estar organizado para promover o psiquismo infantil e, portanto, ser um ambiente potencial para o desenvolvimento. Os resultados da pesquisa permitiram ainda a proposição de um protocolo de intervenções de psicólogos relacionadas a modalidades de arranjos espaciais que potencializem as interações entre crianças e educadores e reflexões sobre o impacto da pesquisa para a prática de psicólogas(os) na educação infantil.
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO