PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: FRANCICLÉIA LOPES SILVA

DISCENTE: FRANCICLÉIA LOPES SILVA
DATA: 27/03/2020
LOCAL: Multimídia C
TÍTULO: ATITUDES NEGATIVAS FRENTE A VÍTIMAS DE ESTUPRO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ATRIBUIÇÃO DE CAUSA E CULPA NO ESTUPRO
PALAVRAS-CHAVES: Atitudes, vítimas de estupro, valores humanos, orientação a dominância social.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: Esta dissertação objetivou verificar quais aspectos minimizam a percepção de culpa do agressor no estupro, admitindo a orientação a dominância social e os valores humanos como preditores. Neste sentido, dois artigos foram realizados. O Artigo 1 Objetivou reunir evidências psicométricas da adaptação da Escala de Percepção de Causa do Estupro. Este artigo foi dividido em dois estudos, o primeiro contou a participação de 220 universitários da cidade de João Pessoa – PB, de ambos os sexos (64,5% do sexo feminino), com idade média de 23,48 anos (DP = 7,56; amplitude de 18 a 63 anos). Estes responderam, além de perguntas sociodemográficas, a versão brasileira da medida de percepção de causa do estupro, já no segundo estudo a amostra foi composta por 203 universitários de ambos os sexos (54,2% do sexo feminino), com idade média de 21,45 anos (DP = 5,17; amplitude de 18 a 51 anos), que responderam a versão brasileira do instrumento e a medida de Atitudes Frente a Vítimas de Estupro (EAVE). As análises corroboraram a estrutura fatorial de 5 componentes como sugere a versão original do instrumento, estes componentes são organizados em estilos de ordem individuais: Culpabilização da Vítima (α=0,86), Sexualidade Masculina (α=0,84) e Hostilidade Masculina (α = 0,70); e estilos sociais: Dominação Masculina (α=0,92) e Sociedade / Socialização (α= 0,86). Por fim, a análise confirmatória do segundo estudo corrobora a estrutura pentafatorial do instrumento (e.g., χ2/gl = 2,00, GFI = 0,81, AGFI = 0,78, CFI = 0,88, RMSEA = 0,07 (IC90% = 0,062-0,078), ECVI = 3,47 e CAIC = 969,427) e de sua validade convergente com a escala EAVE. O Artigo 2, trata-se de um estudo de caráter quase-experimental, 2x2 e teve como objetivo analisar a influência dos valores humanos normativos e da orientação a dominância social na percepção de causa do estupro em atitudes negativas frente as vítimas. Participaram deste estudo 369 estudantes universitários de uma instituição pública de João Pessoa - PB. Estes tinham idade média de 21, 32 anos (DP = 4,53; amplitude de 18 a 49 anos), sendo a maioria do sexo masculino (52,9%), que responderam a questões sociodemográficas e as medidas: Escala de Percepção de Causa do Estupro (EPCE), Escala de Atitudes Frente a Vítimas de Estupro (EAVE), Questionário de Valores Básicos(QVB), Escala de Orientação a Dominância Social SDO, e além dos instrumentos supracitados, foi utilizado um cenário experimental onde foram manipulados a etnia da vítima e o contexto em que levava a vítima a situação que ocorria a violência. Os resultados corroboram aos encontrados na literatura existente, os homens continuam sendo aqueles que apresentam maiores atitudes negativas frente a vítimas de estupro; pessoas que se identificam com o movimento feminista tendem a endossar menos apoio a atitudes negativas frente a vítimas de estupro, pode-se verificar ainda que vítimas negras são mais culpabilizadas pela violência que sofrem; podendo aferir que a orientação a dominância social assim como os valores normativos são preditores das atitudes frente a vítimas de estupro, sendo a percepção de causa do estupro de ordem social um mediador na diminuição de culpabilização da vítima de estupro (e.g., coeficiente = 0,0294, SE = 0,0091, IC90% = 0,0130 até 0,0492). Desta forma, estima-se que os objetivos propostos foram alcançados.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2204608 - CICERO ROBERTO PEREIRA