PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: JOCERLANDIO APOLINARIO ALVES

DISCENTE: JOCERLANDIO APOLINARIO ALVES
DATA: 30/03/2020
LOCAL: Sala 1 da Pós-graduação
TÍTULO: TÉCNICAS DE SOCIALIZAÇÃO NA FAMÍLIA E JULGAMENTO MORAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: socialização materna; julgamento moral; empatia
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: Este estudo verificou o efeito de técnicas de controle materno no processo de socialização de crianças na família e a formação sociomoral, especificadamente o julgamento moral e a empatia dos filhos. A amostra deste estudo foi composta por 94 díades de mães e avós que eram primeiras cuidadoras das crianças e jovens adolescentes. Três grupos de idade foram formados a partir da idade dos filhos(as)/netos(as): G1: 34 crianças de 6 a 7 anos com idade média de 7 anos (DP = ,485) e 34 cuidadoras em idade média de 38 anos (DP = 12,252); G2: 27 jovens adolescentes de 8 a 9 anos com idade média de 8 anos (DP = ,501) e 27 cuidadoras com 35 anos em média (DP =6,01); G3: 33 adolescentes de 10 a 11 anos com idade média de 10 anos (DP = ,502) e 33 cuidadoras com 38 anos de idade em média (DP = 6,693), estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental da rede pública municipal. Os instrumentos utilizados um questionário Sócio demográfico, uma escala de Técnicas de Controle – ETC e uma escala de Intenções composta por duas estórias estimulo comparando comportamentos morais: Estória 1: Antônio (Agressão sem intenção explicita) e Mario (Altruísmo) e Estória 2: Tereza (Agressão com intenção) e Lourdes (Agressão sem intenção). Os procedimentos de coleta de dados variaram para o grupo de mães e de crianças e jovens adolescentes. As mães responderam os instrumentos com papel e lápis em grupos. As crianças e jovens adolescentes foram entrevistados verbalmente e individualmente. Os resultados foram satisfatórios para a escala ETC com dois fatores: Controle Externo e Controle Interno, a técnica de controle interno favoreceu significativamente o julgamento moral e a empatia das crianças com relação a compreensão da Estória 2 que testava agressões cometidas com e sem intenção a partir dos personagens das estórias. Os participantes reconheceram as emoções apropriadas a cada personagem. Não ocorreram mudanças por idade ou sexo.
Presidente - 1520147 - JULIO RIQUE NETO
Interno - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO