PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA ANDRADE DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA ANDRADE DE ALBUQUERQUE
DATA: 25/09/2020
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO: Análise da habilidade de atenção conjunta em interações educadora-bebê: um estudo em contexto de creches
PALAVRAS-CHAVES: atenção conjunta, interação educadora-bebê, desenvolvimento infantil, educação infantil.
RESUMO: Os processos de desenvolvimento no primeiro ano de vida são marcados pela construção de habilidades dos bebês, mediadas e co-construídas por um sujeito mais experiente de sua cultura. Nesse período, os bebês desenvolvem a habilidade sociocognitiva da atenção conjunta, considerada essencial no desenvolvimento da cognição social infantil. A emergência da habilidade de atenção conjunta possibilita aos bebês se adaptarem ao mundo que o cerca, por meio da compreensão dos outros como seres intencionais, e é considero um dos pilares para a aquisição da linguagem humana. A base para a formação e desenvolvimento da atenção conjunta são as trocas intersubjetivas estabelecidas entre o adulto e o bebê. Na presente tese evidencia-se as interações em contextos extra-familiares, tais como as creches, em particular as interações educadora-bebê. A relevância da habilidade sociocognitiva da atenção conjunta para o desenvolvimento global infantil e suas possibilidades de incremento via mediação em contextos educacionais, mobilizou a proposição desta tese que objetiva analisar a habilidade de atenção conjunta em interações educadora-bebê em contextos de creches. A tese está organizada em três estudos que exploram a temática. Inicialmente, será apresentada uma revisão sistemática sobre as repercussões da atenção conjunta na cognição social infantil em interações educadora-bebê em contextos de creches. A revisão seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyse (PRISMA) e está registrada no banco de dados internacional de protocolos de revisão sistemática International Prospective Register of Ongoing Systematic Reviews (PROSPERO) sob o número CRD42019133759. A seleção das produções foi realizada a partir da busca eletrônica nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Pepsic, Scielo, Indexpsi, PsycInfo e Lilacs. Também foi realizada uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como forma de abranger produções sobre a temática. O segundo estudo consiste em uma pesquisa realizada com educadoras de educação infantil sobre suas concepções acerca de sua atuação junto a bebês, discutindo suas repercussões nas interações estabelecidas. O terceiro estudo aborda uma pesquisa longitudinal que investigou as configurações de atenção conjunta em interações educadora-bebê em creches. Os resultados encontrados na revisão sistemática englobaram a análise de cinco pesquisas internacionais sobre o tema, e revelaram que ao se engajarem em episódios de atenção conjunta com seus educadores, os bebês apresentaram desenvolvimento da comunicação e linguagem oral, passaram a se interessar mais pelas ações do parceiro, a comunicar com maior frequência suas intenções e a direcionar ativamente a atenção para o objeto ou atividade de interesse. Tais evidências possibilitam afirmar que a atenção conjunta estabelecida entre educador-bebê, em contextos de creches, impacta a cognição social do bebê. Os resultados do segundo estudo evidenciaram uma dissonância entre as respostas das educadoras sobre o desenvolvimento de bebês, sua atuação em creches, e o que postulam teóricos do desenvolvimento e os documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil brasileira sobre o assunto. Discute-se o impacto dessas concepções para as interações estabelecidas e a relevância de formações continuadas em serviço direcionadas aos educadores infantis com vistas a promover práticas amparadas em pressupostos teórico-metodológicos científicos que explorem temáticas fundamentais para a construção de uma atuação pedagógica intencional e promotora de desenvolvimento. Os resultados preliminares do terceiro estudo, demonstram diferentes configurações da habilidade de atenção conjunta ao longo dos três períodos do desenvolvimento analisados, e a emergência de outras habilidades sociocomunicativas e linguísticas que mobilizam e redirecionam as interações com as educadoras em cada período observado. Pretende-se sintetizar os resultados dos estudos dessa tese em um material direcionado a educadoras de creches, enfatizando a importância das interações iniciais para o favorecimento de episódios interativos de atenção conjunta, o papel mediador de educadores na promoção de funções psicológicas superiores, de natureza intencional e voluntária, e o potencial de espaços socioculturais como as creches para o desenvolvimento infantil.
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO