PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSYCA CRISTINA FERREIRA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSYCA CRISTINA FERREIRA NUNES
DATA: 14/12/2020
HORA: 17:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: VANDALISMO NA ESCOLA: UMA EXPLICAÇÃO PAUTADA NOS VALORES HUMANOS, PERSONALIDADE E DESEMPENHO ACADÊMICO
PALAVRAS-CHAVES: vandalismo; escola; desempenho acadêmico; personalidade; valores humanos.
PÁGINAS: 80
RESUMO: A presente dissertação objetivou conhecer em que medida os traços de personalidade, os valores humanos e o desempenho acadêmico explicam o vandalismo na escola. Para tanto, foram elaborados dois artigos e o terceiro encontra-se em construção. No Artigo 1, de natureza teórica, propôs-se introduzir a temática do vandalismo nas escolas, caracterizado com o ato de destruir ou inviabilizar os espaços e objetos escolares, podendo acarretar danos ambientais e sociais. O Artigo 2 versou sobre a elaboração da Escala de Condutas Vândalas na Escola (ECVE), reunindo evidências de suas propriedades psicométricas. Para tal, dois estudos foram realizados com amostras de estudantes do ensino fundamental II. No Estudo 1 (N = 200; Midade = 13,8; DP= 1,51, 54% do sexo masculino), os estudantes responderam a Escala de Condutas Vândalas na Escola e perguntas sociodemográficas. Uma análise fatorial exploratória indicou uma estrutura bifatorial, composta por 24 itens. No Estudo 2 (Midade = 13,7; DP = 1,71; 51,5% do sexo masculino), os participantes responderam a ECVE, agora com 14 itens. Uma análise fatorial confirmatória corroborou com a estrutura bifatorial: Atos de destruição (α = 0,71) e Atos de desfiguração (α =0,75) [CFI = 0,89 e RMSEA = 0,07 (IC90% = 0,05 - 0,08)]. O artigo 3, encontra-se em fase de construção. Este tem o objetivo de avaliar o vandalismo na escola, os traços de personalidade e os valores humanos. Especificamente, pretende-se (1) conhecer a relação entre o vandalismo na escola, os traços de personalidade e os valores humanos e (2) construir um modelo explicativo por meio da modelagem de equações estruturais de acordo com a direção dos relacionamentos verificados anteriormente. Portanto, estima-se que os objetivos dos artigos 1 e 2 foram alcançados, podendo-se contar com um arcabouço teórico acerca do vandalismo na escola, além de uma medida de autorrelato para avaliar as condutas vândalas na escola, com evidências de validade e consistência interna satisfatórios.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo ao Programa - 1973400 - VIVIANY SILVA ARAUJO PESSOA