PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: LUIZE ANNY CARDOSO GUIMARAES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZE ANNY CARDOSO GUIMARAES
DATA: 22/02/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DE VARIÁVEIS INDIVIDUAIS E SOCIAIS NA SATISFAÇÃO COM A VIDA FAMILIAR
PALAVRAS-CHAVES: satisfação; família; valores humanos; atitudes; religiosidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: A presente tese tem como objetivo testar um modelo de mediação, tendo a personalidade como preditora da satisfação familiar e os valores humanos e atitudes religiosas como mediadoras dessa relação. Para seu alcance foram elaborados quatro artigos. O primeiro é de natureza teórica, onde são apresentados os construtos em estudo, bem como seus correlatos na literatura. O segundo é dividido em dois estudos os quais objetivaram adaptar para o português brasileiro a escala Satisfaction With Family Life (SWFL), verificando seus parâmetros psicométricos de validade e precisão. No primeiro estudo contou-se com uma amostra de 216 pessoas, com idades entre 18 e 92 anos (M = 38,43; DP = 15,90), sendo 71,6% mulheres, que responderam ao instrumento e a questões sociodemográficas. A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura unifatorial com 70% de variância total explicada e um alfa de Cronbach de 0,89. No Estudo 2, a amostra foi de 214 pessoas, com idades entre 18 e 77 anos (M = 29,8; DP = 11,65), a maioria mulheres (69,6%),, que responderam aos mesmos instrumentos do Estudo 1. Os achados asseveraram a estrutura unifatorial apresentando parâmetros psicométricos adequados. O terceiro artigo objetivou verificar a validade convergente da escala de Satisfação com a Vida Familiar (ESVF), validada para o português no estudo anterior, com outra medida que avalia o mesmo construto (Escala de Satisfação Familiar); além de analisar o poder moderador do sexo na relação entre idade e satisfação familiar. Participaram 401 pessoas, com idades entre 18 e 60 anos (M = 31,57; DP = 11,23), sendo 71,8% mulheres, que responderam aos instrumentos: ESVF, Escala de Satisfação Familiar (ESF) e a questões sociodemográficas. Os resultados indicaram que a validade convergente da ESVF foi satisfatória apresentando uma correlação de Pearson de 0,77 com a ESF; ademais, não houve efeito moderador significativo do sexo na relação entre idade e satisfação familiar, indicando que aquele não afetou a direção e/ou a força dessa associação. O quarto artigo verificou o poder preditivo da personalidade na explicação da satisfação familiar, controlando o efeito da escolaridade e do estado civil, além de testar um modelo de mediação considerando a personalidade como variável independente, a satisfação familiar como variável dependente e os valores humanos e as atitudes religiosas como mediadoras dessa relação. Contou-se com uma amostra de 336 pessoas da população geral, com idade média de 33,18 anos (DP = 11,28; variando de 18 a 70 anos), a maioria do sexo feminino (68,5%), casada ou em união estável (47,9%), em nível de pós-graduação (36,9%). Os instrumentos utilizados foram a ESVF, o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade, o Questionário de Valores Básicos e a Escala de Atitude Religiosa (versão expandida), além de perguntas sociodemográficas. Por meio de regressões lineares múltiplas, método stepwise, obteve-se que apenas o fator de personalidade Amabilidade predisse de forma positiva a Satisfação familiar, quando controlado o efeito do estado civil e da escolaridade. Os achados também evidenciaram mediação total da subfunção Normativa e da atitude religiosa de Conhecimento na relação entre Amabilidade e Satisfação Familiar. Confia-se que esta tese contribuirá para os estudos em Psicologia Social de Família, fornecendo uma medida com qualidades psicométricas a ser utilizada nas pesquisas da área, além de reforçar a influência de construtos sociais na explicação da satisfação familiar.
Presidente - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Interno - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA