PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: NOEMIA SOARES BARBOSA LEAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NOEMIA SOARES BARBOSA LEAL
DATA: 25/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: google meet
TÍTULO: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PROJETOS DE VIDA: VIVÊNCIAS DE JOVENS COM TRAJETÓRIAS EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Juventude; Formação Profissional; Acolhimento Institucional; Políticas Sociais; Projeto de Vida.
PÁGINAS: 281
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: Ancorada na Psicologia Histórico-Cultural, esta Tese buscou analisar o contexto de desenvolvimento disponibilizado pela política de acolhimento, notadamente quanto à atividade guia da formação profissional e a sua relação com a construção dos projetos de vida dos jovens. Para tanto, utilizou a estratégia metodológica da triangulação, fez uso do Diário de Campo e desenvolveu três estudos de delineamento qualitativo. O Estudo I foi desenvolvido em duas etapas: a) pesquisa documental nos prontuários individuais de jovens com trajetórias nas instituições de acolhimento e b) entrevistas com seis profissionais da política de acolhimento. O Estudo II abarcou entrevistas individuais com oito jovens egressos do acolhimento que foram inseridos na formação profissional enquanto acolhidos. O Estudo III compreendeu uma pesquisa longitudinal com quatro jovens que estavam acolhidos em 2018 e inseridos na formação profissional. Parte dos dados da pesquisa documental foram analisados descritivamente e outra parte foi submetida à Análise de Conteúdo Temática, técnica também empregada nas entrevistas, com auxílio do MAXQDA. Os resultados apontam que a política de acolhimento é operacionalizada com as limitações típicas do sistema capitalista, sendo o direito dos jovens à formação profissional viabilizado de modo impreciso e descontínuo. O conteúdo das propostas formativas tem ênfase em aspectos comportamentais e o caráter educativo é secundarizado, limitando o modo como os jovens vivenciam a experiência e passam a projetar a vida. Conclui-se que a formação acessada possibilita uma contribuição pontual com elementos para a construção de projetos de vida profissional, porém não abarca em amplitude outras esferas da vida dos jovens e não oferece condições adequadas ao desenvolvimento omnilateral.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Interno - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Externo ao Programa - 3089871 - MANUELLA CASTELO BRANCO PESSOA
Externo ao Programa - 2042859 - THAIS AUGUSTA CUNHA DE OLIVEIRA MAXIMO
Externo à Instituição - ANA CRISTINA SERAFIM DA SILVA
Externo à Instituição - VANESSA ANDRADE DE BARROS