PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: NATÁLIA LEANDRO DE ALMEIDA

DISCENTE: NATÁLIA LEANDRO DE ALMEIDA
DATA: 29/03/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: VISÃO DE CORES EM PARTICIPANTES INSONES
PALAVRAS-CHAVES: funções visuais, discriminação de cores, Lanthony desaturated D-15 test, insônia.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Processos Perceptuais e Motores
RESUMO: A insônia é um transtorno do sono caracterizado pela dificuldade em iniciar ou manter o sono, acompanhada por uma sensação constante de sono insuficiente e pouco restaurador, que pode comprometer a saúde de forma geral e a qualidade de vida, além dos processos psicossociais e neurobiológicos. O objetivo deste estudo foi investigar o processamento visual de discriminação de cores de sujeitos adultos insones. Participaram desse estudo 31 voluntários, sendo: 16 no Grupo Controle (GC; 25,38 ± 4,1 anos de idade) e 15 no Grupo Estudo (GE; 27,6 ± 4,9 anos de idade). Foram utilizados como instrumentos o Índice de Gravidade da Insônia (ISI), Escala de insônia de Atenas, Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), Inventários de depressão e ansiedade de Beck (BAI e BDI) e o Questionário de Matutinidade e Vespertinidade (MEQ). Para avaliação da função visual utilizou-se Optotipos “E” de Rasquin para verificar a acuidade normal ou corrigida (20/20), o teste Placas Pseudo-isocromáticas de Ishihara e o teste de ordenamentos de matizes Lanthony Desaturated Test D-15. O estudo foi realizado em duas etapas, na primeira etapa foi realizado um rastreio de sinais para o transtorno da insônia por meio de questionário online e logo depois foram avaliados as medidas comportamentais subjetivas do sono e processamento visual de discriminação de cores. Para análise dos dados utilizou-se software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, v. 25.0). Os resultados não apontaram diferença significativa entre a idade (p = 0,211) e o grau de escolaridade (p = 0,265) dos grupos. A análise de dados não paramétrica para grupos independente Mann-Whitney também não apontou diferenças significativas para o Índice de Confusão de Cores (ICC) [U = 74,00, p = 0,069, r = 0,32] e S-Index [U = 110,5, p = 0,707, r = 0,067]. Este estudo não apontou diferenças significativas entre a insônia e o teste de discriminação do cores. Contudo sugere-se mais pesquisas que utilizem o ordenamento de matizes por meio de testes comportamentais e eletrofisiológicas em pacientes insones e outros distúrbios do sono.
Presidente - 1347318 - NATANAEL ANTONIO DOS SANTOS
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL