PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: AMANDA NUNES DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA NUNES DO NASCIMENTO
DATA: 31/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: COMPRAS ON-LINE NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE EXPLICATIVA PAUTADA NA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
PALAVRAS-CHAVES: compra on-line, redes sociais, teoria do comportamento planejado.
PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: A presente dissertação tem como objetivo geral verificar o papel de fatores internos e externos da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) na intenção de compra on-line nas redes sociais. Para tanto, foram realizados quatro estudos, no Estudo 1 foi realizada uma revisão sistemática visando integrar os principais achados acerca da temática. De um total de 198 artigos, 6 estudos foram selecionados, os quais demonstraram a escassez de pesquisas sobre compras on-line a partir da TCP. No Estudo 2, foi realizado um levantamento de caráter descritivo sobre as crenças a respeito da CONRS. Foram aplicados questionários abertos com 30 pessoas da cidade de João Pessoa - PB, com idades entre 19 e 37 anos (M = 25,1 anos, DP = 6,27). Os dados foram transcritos e analisados no IRAMUTEQ, onde foi realizada uma Análise Hierárquica Descendente. Em linhas gerais, foi possível evidenciar que as crenças estão relacionadas a aspectos positivos e negativos (preços acessíveis, demora na entrega) e foram significativamente afetadas pelas influências sociais (família, amigos) e pelas condições percebidas (facilidade, medo). Já no Estudo 3, o objetivo foi elaborar, testar a estrutura fatorial e verificar a consistência interna da Escala de compras on-line nas redes sociais. Participaram deste estudo 250 pessoas, majoritariamente do sexo feminino (70,4%), com idades entre 18 e 61 anos (M = 28,0 anos; DP = 8,65). Por meio da análise confirmatória, o modelo tetra-dimensional foi o que apresentou melhores índices de ajuste. Deste modo, a validade fatorial da escala foi corroborada com os pressupostos da TCP, e a medida final constou de 19 itens. Ademais, pode-se comprovar a consistência interna da medida, onde foram obtidos alfa e ômega de 0,93. Por fim, no Estudo 4, testaram-se dois modelos explicativos baseados na TCP. Participaram deste estudo 250 pessoas, a maioria do sexo feminino (67,2%) e com idade entre 18 a 71 anos (M= 25,76; DP= 7,63), os quais responderam a escala do estudo anterior, bem como outras escalas (big five, questionário de publicidade e sociodemográfico). Por meio da path analysis os modelos foram testados e verificou-se que o modelo original TCP apresentou melhores índices de ajuste que o modelo estendido. Analisou-se também os efeitos dos construtos na intenção de compra on-line nas redes sociais, onde foi possível observar que a atitude e a norma subjetiva foram antecedentes significativos da intenção de compras on-line nas redes sociais e o controle percebido se mostrou como um elemento ativador da norma na intenção. Esses resultados fornecem subsídios importantes sobre o comportamento de compra on-line nas redes sociais a partir de uma perspectiva teórica consolidada na psicologia social. Finalmente, espera-se que os resultados apresentados e discutidos nesta dissertação possam contribuir com a comunidade acadêmica, especificamente no âmbito da psicologia social e do comportamento do consumidor.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 1347318 - NATANAEL ANTONIO DOS SANTOS
Externo à Instituição - TAILSON EVANGELISTA MARIANO