PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ISAAC RODAS ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAAC RODAS ARAÚJO
DATA: 20/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PREFERÊNCIAS POR MÍDIAS DE ENTRETENIMENTO E OS EFEITOS NO COMPORTAMENTO AGRESSIVO E SUICÍDIO
PALAVRAS-CHAVES: mídias de entretenimento; agressão; comportamento suicida
PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: O uso das mídias de entretenimento tem se tornado algo muito frequente no cotidiano das pessoas, partindo disto vários estudos envolvendo esta temática foram realizados com a proposta de compreender o impacto causado por essas mídias no comportamento humano. Uma das temáticas que mais tem sido relacionada ao uso das mídias é a agressão, principalmente com filmes, música e jogos de vídeo game. Outro comportamento muito preocupante que pode ser impactado pelas mídias é o suicídio, porém menos estudado. Assim, esta dissertação teve como objetivo analisar as relações existentes entre as preferências por diferentes tipos de mídia de entretenimento, a agressão e o comportamento suicida, além de levar os fatores de personalidade em consideração. Para tanto, parte-se da hipótese de que as pessoas que tem preferência por mídias consideravelmente violentas, terão maiores pontuações na presença de comportamentos agressivos, seja contra as outras pessoas ou contra si mesmo (suicídio). Para chegar a estes resultados, inicialmente se fez necessário dividir esta dissertação em três estudos, presentes no capítulo 2, sendo eles: 1) uma revisão sistemática sobre a psicologia da mídia no Brasil nos ultimos cinco anos, compreendendo que esta temática tem se relacionado com grande frequência à mídias de formato jornalístico e teve um crescimento dos estudos nos ultimos dois anos; 2) a validação da Escala de Preferências por Mídias de Entretenimento (Rentfrow, et al., 2011) para o contexto brasileiro, considerando o modelo original de cinco fatores, se demonstrando favorável após às adaptações e análises; 3) a realização de um estudo para verificar as relações existentes entre as preferências por mídias de entretenimento, agressão contra si mesmo e contra os outros e com os aspectos da personalidade humana. Após a conclusão desta dissertação, espera-se compreender o impacto das mídias de entretenimento no comportamento humano, confirmando as hipóteses teóricas do Modelo Geral da Agressão que afirma que a utilização de determinadas mídias violentas, pode aumentar a frequência dos comportamentos agressivos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 2204608 - CICERO ROBERTO PEREIRA
Externo à Instituição - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI