PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: GABRIELA MARCOLINO ALVES MACHADO

DISCENTE: GABRIELA MARCOLINO ALVES MACHADO
DATA: 20/02/2015
LOCAL: Sala 402 do CCHLA
TÍTULO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS MATERNAS ACERCA DAS HABILIDADES SOCIOCOMUNICATIVAS E LINGUÍSTICAS DE BEBÊS GEMELARES
PALAVRAS-CHAVES: percepção e expectativas maternas; bebês gêmeos; desenvolvimento sociocomunicativo e linguístico
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: As interações sociais iniciais da criança são fundamentais para o desenvolvimento infantil e da linguagem. Nesse âmbito destaca-se o papel dos adultos no provimento de cuidados, estímulos e criação de contextos que favoreçam o desenvolvimento. Esse desenvolvimento também é influenciado pelas percepções que os pais, em especial as mães, possuem acerca das habilidades sociocomunicativas e linguísticas infantis. Os estudos em torno dessa temática referem percepções e sentimentos ambivalentes que perpassam a descoberta e as expectativas em torno da chegada de filhos gêmeos por parte dos pais. Além disso, pesquisas referem que a condição gemelar seria um dos principais aspectos para um atraso inicial na aquisição da linguagem devido a um padrão diferenciado de interação entre gêmeos que parece não oportunizar a necessidade e motivação objetiva de comunicação verbal. Nesse estudo, as discussões em torno dessa questão são sustentadas pelo modelo histórico-cultural, o qual defende que nos primeiros anos de vida, os bebês estariam sensíveis a intervenções precoces que se dariam em suas vivências e na situação social de desenvolvimento nas quais estão imersos. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi conhecer e analisar as percepções e expectativas de mães de gemelares acerca das habilidades sociocomunicativas e linguísticas de seus bebês nos 2 primeiros anos de vida. As nove mães de gemelares participantes desse estudo foram distribuídas igualmente em três grupos. As idades dos bebês variaram entre 7 e 23 meses. As mães eram de classes socioeconômicas e níveis de instrução diversos, residentes em seus próprios domicílios, com média de 27 anos (DP = 4.24). Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. A análise das respostas maternas à entrevista seguiu a técnica de análise de conteúdo proposta em Bardin (2004). Os resultados encontrados demonstraram variações nas percepções das mães sobre o desenvolvimento dos filhos(as) gêmeos(as), quando considerados o nível instrucional das mães, as habilidades dos bebês em cada período de seu desenvolvimento, e as experiências dessas mães com seus outros filhos. A análise da entrevista permitiu identificar sentimentos maternos ambivalentes que perpassam a experiência com a gemelaridade, principalmente relativos à descoberta de que seriam mães de gêmeos. As questões sobre o desenvolvimento global infantil permitiram levantar a percepção das mães sobre dimensões do desenvolvimento, habilidades e características de temperamento dos gêmeos, suas expectativas e fatores que auxiliavam no desenvolvimento dos(as) filhos(as). É relevante mencionar que a maioria das mães utilizou de forma recorrente o critério da diferenciação entre os filhos gêmeos, descrevendo aspectos distintos do desenvolvimento global e linguístico dos mesmos. Especificamente sobre as percepções maternas das habilidades sociocomunicativas de seus bebês gêmeos foram relatadas pelas mães distinções e características das primeiras produções verbais, gestos e comportamentos dos filhos que eram atribuídos por parte das mães ora como tendo um significado, ora indicando uma intenção comunicativa, em especialmente no grupo de mães de bebês do segundo ano de vida. Esse estudo reafirma o potencial das interações sociais mediadas e da cultura para o desenvolvimento da cognição social infantil e da linguagem, e defende que uma maior compreensão sobre as percepções, expectativas e sentimentos de mães de crianças gêmeas pode auxiliar na criação de contextos educativos mais favoráveis de aprendizado. Ademais, entende-se que tais percepções podem influenciar as interações estabelecidas entre essa tríade, bem como favorecer a identificação de configurações de linguagem que necessitem de intervenções de profissionais como psicólogos que atuam na educação e na saúde.
Externo à Instituição - CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO