PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: LAYRTTHON CARLOS DE OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: LAYRTTHON CARLOS DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 26/02/2015
LOCAL: Auditório 411 do CCHLA
TÍTULO: ASPECTOS RELIGIOSOS, EDUCACIONAIS E VALORATIVOS DA INTENÇÃO DE VOTO
PALAVRAS-CHAVES: Intenção de voto, orientação religiosa, escolaridade, valores, TAI.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Esta dissertação objetivou conhecer as relações entre intenção de voto, aspectos religiosos, educacionais e valores. Dois estudos foram realizados, cada um com duas etapas. O Estudo 1 inicialmente reuniu evidências de validade e precisão da Escala de Intenção de Voto por Cargos Políticos e da Escala de Participação Política Não-convencional. Participaram 374 universitários com média de idade de 23,7 anos (DP = 7,25). Para o primeiro instrumento, observou-se um agrupamento de seus itens em um único fator que explicou 78,2% da variância (α = 0,95). A segunda medida teve sua estrutura trifatorial corroborada por uma Análise dos Componentes Principais (PC), sendo: demonstração legal (α = 0,74), uso de violência (α = 0,62) e participação passiva (α = 0,69), os quais explicaram conjuntamente 49% da variância. Participaram da segunda etapa 351 universitários com média de idade de 23,7 anos (DP = 7,28), respondendo as medidas supracitadas e: Questionário dos Valores Básicos, Escala de Práticas Religiosas, Escala de Crenças Religiosas e uma lista de atributos. Foram distribuídos aleatoriamente perfis de candidato hipotético, derivado de orientação religiosa vs nível de escolaridade. Os resultados indicaram correlações positivas entre as crenças católicas e protestantes com os perfis católico e evangélico, respectivamente; maior definição pelos atributos positivos e intenção de voto nos perfis com nível superior; e congruência valorativa entre participantes e candidatos no geral. Do Estudo 2 participaram 226 pessoas recrutadas online, com média de idade de 24,9 (DP = 5,77). Esta primeira etapa focou nas propriedades psicométricas da Escala de Fundamentalismo Religoso e da Escala de Quatro Pólos da Religiosidade. Para a primeira, verificou-se por meio de uma PC uma solução unifatorial, com seu componente explicando 50% da variância (α = 0,90). A segunda teve seu modelo trifatorial corroborado através de uma Análise Fatorial Confirmatória (χ²/gl = 2,67, GFI = 0,91, AGFI = 0,86, CFI = 0,97 e RMSEA = 0,08 (IC90% = 0,068 – 0,104), com os fatores: comunidade (α = 0,95), moralidade (α = 0,93), emoções (α = 0,89) e sentido (α = 0,85). A segunda etapa contou com 165 indivíduos com média de idade de 25,1 (DP = 5,47), também recrutados virtualmente. Aplicaram-se os seguintes instrumentos: TAI Político-religiosidade, Escala de Intenção de Voto por Cargos Políticos, Questionário dos Valores Básicos, Escala de Orientação à Dominância Social, e Escala de Autoritarismo de Direita. Os resultados mostraram uma associação mais rápida do bloco congruente do TAI Político-religiosidade (político religioso + positivo); o escore D correlacionou-se positivamente com o fundamentalismo e com os valores normativos; houve explicitamente maior intenção de voto no candidato não-religioso, com influência do nível de religiosidade e da importância da religião. Concluiu-se que os objetivos desta dissertação foram alcançados, contribuindo para o conhecimento dos aspectos religiosos, educacionais e valorativos da a intenção de voto; e das atitudes implícitas em relação a políticos religiosos.
Interno - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO
Externo à Instituição - MARIA LIGIA DE AQUINO GOUVEIA