PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: ROOSEVELT VILAR LOBO DE SOUZA

DISCENTE: ROOSEVELT VILAR LOBO DE SOUZA
DATA: 23/02/2015
LOCAL: Sala 402 CCHLA
TÍTULO: EXPLICANDO A CIVILIDADE: CONTRIBUIÇÕES DAS PRIORIDADES VALORATIVAS E DO PRIMING VALORATIVO
PALAVRAS-CHAVES: civilidade, priming, valores humanos, comportamentos pró-sociais, psicologia positiva.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: O priming de valores humanos é estudado de maneira insuficiente na literatura, sendo demandado esforços que busquem comprovar a sua eficácia na mudança de comportamentos. Na presente dissertação, adotando-se a Teoria funcionalista dos valores humanos, buscou-se contribuir com a literatura a respeito desta relação. Deste modo, foram elaborados quatro estudos com os objetivos de elaborar uma medida confiável de civilidade, identificar os correlatos valorativos deste construto e avaliar o efeito do priming de valores neste comportamento. O primeiro estudo buscou desenvolver uma escala de autorrelato de civilidade, tendo contado com a participação de 510 estudantes universitários (M = 22,2; DP = 6,39; 56,2% mulheres). Por meio de uma análise fatorial exploratória (método PAF), este estudo apresentou uma medida com estrutura trifatorial, tendo apresentado índices de consistência interna satisfatórios (α > 0,80). O segundo estudo buscou avaliar os correlatos valorativos da civilidade, utilizando-se a escala elaborada no Estudo 1, e testou-se a predição do priming de valores neste construto, tendo sido utilizada uma amostra de 184 universitários (M = 24,7; DP = 7,03; 51,1% mulheres). Como resultados, foram encontradas correlações significativas entre as subfunções com tipo de orientação central e pessoal com a escala de civilidade. No entanto, os resultados não apresentaram efeito significativo do priming de valores neste construto. O terceiro estudo teve os mesmos objetivos do estudo dois, entretanto utilizou-se como variável de saída uma medida implícita de civilidade, buscando reduzir o viés inerente às medidas de autorrelato. Para isso, contou-se com uma amostra de 65 universitários (M = 20,5; DP = 2,49; 73,8% mulheres). Os resultados deste estudo apresentaram resultados significativos apenas para a correlação entre a subfunção normativa e a medida implícita de civilidade. Além disso, encontrou-se também uma relação marginalmente significativa entre a subfunção suprapessoal e a medida citada (p = 0,08). No que diz respeito à influência do priming de valores na medida implícita de civilidade, não houveram efeitos significativos. O quarto e último estudo foi a última tentativa da presente dissertação para confirmar os correlatos valorativos da civilidade e avaliar o efeito de diferentes tipos de priming neste construto. Para tal, contou-se com a participação de 61 universitários (M = 22,5; DP = 4,72; 57,4 % mulheres). Os resultados indicaram correlações significativas apenas entre o comportamento de civilidade e a subfunção suprapessoal. Já em relação ao priming de valores, novamente não obteve-se qualquer resultado significativo. Diante do exposto, os resultados previamente reportados indicaram que há um relacionamento evidente entre os valores e o comportamento de civilidade. No entanto, os achados em relação a influência do priming de valores na civilidade não apoiaram as evidências que outros estudos presentes na literatura apresentaram. Estes achados indicam que a técnica de priming utilizada não foi eficaz para ativar os conteúdos valorativos que pudessem provocar efeitos no comportamento. Talvez pelo caráter abstrato pertinente ao construto estimulado, seja necessário estimulações mais complexas e envolvendo maior esforço, tal como os estudos presentes na literatura que encontraram efeitos significativos.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO