PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: YANA THAMIRES MENDES FELIX

DISCENTE: YANA THAMIRES MENDES FELIX
DATA: 25/02/2015
LOCAL: Sala 404 - CCHLA
TÍTULO: A RELAÇÃO DE TRABALHO E SAÚDE MENTAL DOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DO SAMU-192
PALAVRAS-CHAVES: SAMU; Psicodinâmica; Ergonomia.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: O presente estudo pretendeu investigar a relação trabalho e saúde dos técnicos em enfermagem do SAMU, visto que esses profissionais exercem suas atividades com condições onde a variável tempo é crucial, somada a exigência de um trabalho coletivo para cumprir sua missão. Em face disso, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar as condições e a organização do trabalho dos técnicos; delinear o processo de formação e se este está adequado ao desenvolvimento da atividade; investigar que habilidades são mobilizadas ou necessitam ser desenvolvidas na realização do trabalho; identificar as dificuldades e variabilidades enfrentadas no desenvolvimento do trabalho; evidenciar as estratégias de enfrentamento utilizadas diante das situações de trabalho, em especial aquelas de maior tensão; e por fim, detectar as inovações produzidas frente às variabilidades e, como estas contribuem para a saúde mental destes indivíduos. Do ponto de vista teórico, duas abordagens ancoram a presente dissertação: a Psicodinâmica do trabalho e a Ergonomia da atividade. Este é um estudo não experimental, com uma amostra composta por 30 participantes e selecionados por conveniência. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas individuais semi-estruturadas, associadas ao método de análise indireta da atividade denominado “Instruções ao Sósia”. Para análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo Temática. Foram identificadas três categorias principais: “Trajetória e formação profissional”, que nos forneceu um perfil do caminho percorrido por esses trabalhadores até a entrada no SAMU; “Trabalho real”, onde pudemos caracterizar os dias típicos e atípicos de trabalho; e por fim, “Fontes de prazer e sofrimento no trabalho”. Observamos que, a cooperação é um conceito chave para o funcionamento adequado do SAMU e para a qualidade do trabalho realizado por estes profissionais. Também foi possível perceber que há uma profunda identificação com a profissão escolhida, expressa na motivação com a qual exercem suas funções e no sentimento de auto-realização presente nas suas falas. Todavia, existem fontes de sofrimento no trabalho, tais como a falta de reconhecimento, as precárias condições de trabalho, a fragilidade dos vínculos empregatícios, a ausência de direitos trabalhistas básicos, os baixos salários, dentre outros. Para enfrentar tais circunstâncias, estes profissionais fazem uso de estratégias proativas que envolvem suas habilidades, mas em outras, de mecanismos defensivos, que permitem a manutenção do equilíbrio psíquico. Esperamos com tais resultados, contribuir para a produção de conhecimentos sobre essa categoria de trabalhadores, sua saúde e sobre o trabalho que realizam no SAMU.
Presidente - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Externo ao Programa - 2042859 - THAIS AUGUSTA CUNHA DE OLIVEIRA MAXIMO