PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA MARCELLY DE SOUSA MENDES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA MARCELLY DE SOUSA MENDES DA SILVA
DATA: 20/10/2021
LOCAL: Sala Virtual Zoom Meeting
TÍTULO: O QUE EXPLICA O RECONHECIMENTO? O PAPEL DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE E VALORES HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: reconhecimento, valores humanos, personalidade.
RESUMO: A presente tese objetivou elaborar e testar uma medida para avaliar o Reconhecimento, relacionando-os aos valores humanos e personalidade (sombria e luminosa). Para tanto, foram elaborados dois artigos. O Artigo 1, de natureza empírica, dividiu-se em dois estudos. O estudo 1 versou sobre a elaboração e investigação das evidências preliminares de validade (i.e., de conteúdo, estrutura interna e relações com variáveis externas) e fidedignidade da Escala Multidimensional de Reconhecimento (EMR). Os itens foram avaliados por juízes, que sugeriram mudanças de redação e inclusões, sendo que a primeira versão contou com 40 itens. Participaram deste estudo 210 estudantes universitários (Midade=20,48 (DP=2,90) que responderam a versão inicial da EMR, e perguntas demográficas. Uma análise fatorial (PAF) apontou quatro fatores que explicaram 61,55% da variância total, como seguem: o Fator Reconhecimento Amoroso (α = 0,89), o Fator Reconhecimento Familiar (α = 0,76), o Fator Reconhecimento Laboral (α = 0,86) e por fim, o Fator Reconhecimento de Amizade (α = 0,76), com base em 32 itens restantes. O estudo 2 objetivou verificar evidências de validade baseadas na estrutura interna da EMR por meio de análises confirmatórias para testar a estrutura fatorial encontrada anteriormente no estudo 1 em um outro conjunto de dados (N=235), além de compará-la a modelos alternativos. Somado a isso, buscou-se ainda verificar evidências de validade convergente da EMR a variáveis externas. Foi replicada a mesma estrutura, para tanto, utilizou-se do método de estimação Maximun Likelihood (ML). Inicialmente, os indicadores de ajuste e bondade da estrutura fatorial encontrados não foram considerados aceitáveis, diante desses resultados, optou-se por reespecificar o modelo considerando os índices de modificação (IM). De forma mais precisa, foram reespecificadas as covariâncias dos pares de erro de medida dos itens 22, 29, 26 e 28, e por conseguinte, obtiveram ajustes satisfatórios: (e.g., GFI = 0,89; CFI = 0,95; RMSEA (IC 90%) = 0,05). Quanto à validade convergente, positividade, gratidão, vitalidade, satisfação com a vida e florescimento apresentaram correlações positivas e estatisticamente significativas com todos os construtos avaliados (r=0,22 a 0,48). Por sua vez, o Artigo 2 buscou explicar o Reconhecimento a partir dos traços de personalidade (sombria e luminosa) e dos Valores Humanos. Para tal, contou-se com a participação de 252 participantes (Midade = 25,10; DP = 6,00), os quais responderam a EMR, o Inventário de Personalidade Virtuosa (IPV), Dark Triad Dirty Dozen (DTDD), o Questionário de Valores Básicos (QVB) e questões sociodemográficas. Os resultados mostraram que os valores humanos (subfunções valorativas normativas, interativa e existência) apresentaram efeitos diretos no reconhecimento. A EMR também teve relacionamento positivo no tocante a personalidade virtuosa (i.e., perdão, gratidão e altruísmo), não sendo observadas correlações significativas com o fator egotismo. Em relação à dark triad, foram observadas correlações negativas, e, a partir disso, os dados foram analisados através de uma análise de regressão múltipla, usando o método backward (retroceder), observando – se na sequência valores diretos e indiretos dos valores sociais e da personalidade virtuosa em relação ao reconhecimento. Como resultados, confia-se que a EMR apresenta propriedades psicométricas satisfatórias, estando apta para mensurar o construto a q4ue se propõe. Conclui-se também que o reconhecimento pode ser predito pelos traços perdão, gratidão e altruísmo, quando mediados pelos valores interativos e sociais.
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA