PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELLA CASTELO BRANCO PESSOA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELLA CASTELO BRANCO PESSOA
DATA: 18/03/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 404 CCHLA
TÍTULO: Política de formação profissional e contextos sociais: trajetórias e projetos de vida de jovens.
PALAVRAS-CHAVES: políticas públicas, formação profissional, juventude, projetos de vida.
PÁGINAS: 185
RESUMO: A juventude tem se tornado alvo de grande interesse tanto no sentido das políticas públicas, quanto no sentido do desenvolvimento teórico acerca do tema. Pesquisas apontam que a população juvenil é a que mais sofre com o desemprego, mas por outro lado, há um forte incentivo por parte do Estado e da sociedade para que os jovens ingressem no mercado de trabalho. Uma das formas de incentivo se dá na promoção de políticas públicas de formação profissional com o objetivo de qualificar os jovens. Essas políticas encontram-se localizadas principalmente nas áreas de educação e formação profissional, havendo um elo entre a educação formal e a qualificação profissional legitimada também pelo Estatuto da Juventude. Dessa forma, tem-se como tese que a Política de Aprendizagem e Formação Profissional, apesar de não garantir a formação técnica qualificada, possibilita aos jovens a construção de projeto de vida, visto que realizam-se em contextos educativos, possuem um efeito social e psicológico, auxiliando na constituição desses jovens enquanto sujeito. O objetivo geral desta tese é analisar o contexto disponibilizado pela Política de Aprendizagem e Formação Profissional e a apropriação destas pelos jovens, a partir de suas trajetórias de vida, para construir seus projetos de vida. Para tal, adotou-se uma pesquisa de caráter quanti-quali, adotando-se a triangulação metodológica. Foram realizados dois estudos, sendo que o terceiro estudo está em andamento. No Estudo I foi realizada uma análise de documentos; foram acessados: manuais, sites, relatórios, projetos pedagógicos, sendo analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática e o QDA Miner. O II Estudo, tratou-se de uma estudo exploratório, teve o questionário como instrumento aplico a 237 jovens, analisado a partir do SPSS. O Estudo III está em vias de realização, trata-se de um grupo de discussão que será analisado a partir da Análise Clássica e Análise Cruzada por meio do software Alceste. Algumas considerações sobre o material coletado revela que os programas estudados têm como objetivo central formar jovens, mas possuem níveis diferentes de formação técnica. Há uma predominância de jovens com idades entre 14 e 18 anos acessando a política. Parte dos jovens traz em suas trajetórias de vida a vivência do trabalho precoce; vem de diversos segmentos sociais; o acesso aos serviços demarca que nem todos passaram pelas mesmas políticas. A qualificação profissional é tratada em todas as políticas como uma chave para o sucesso.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSEVANIA DA SILVA
Presidente - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Interno - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA