PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO GREGORIO NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO GREGORIO NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 29/11/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: CYBERSTALKING EM RELACIONAMENTOS ÍNTIMOS: CONTRIBUIÇÕES DE VARIÁVEIS INDIVIDUAIS E SOCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Cyberstalking, traços de personalidade, valores humanos, relacionamentos.
RESUMO: O presente protocolo de pesquisa tem como objetivo geral verificar quais os traços de personalidade (Big Five e sombrios) e valores humanos, podem explicar o comportamento de cyberstalking. Para tanto, foram propostos quatro estudos, que correspondem a quatro artigos distintos. O primeiro objetivou adaptar, reunindo evidências psicométricas da Intimate Partner Cyberstalking Scale (IPCS) em contexto brasileiro. Em dois estudos (N = 467), foram avaliados os parâmetros psicométricos da Intimate Partner Cyberstalking Scale (IPCS) por meio de diferentes técnicas (e.g., Análise Fatorial Confirmatória, Teoria de Resposta ao Item), além de propor uma versão curta da escala. Ambas as versões apresentaram uma estrutura unidimensional confiável e apresentaram correlações semelhantes com maquiavelismo, psicopatia e narcisismo. No geral, os resultados mostram que a IPCS e sua versão curta são medidas úteis para a avaliação da perpetração do cyberstalking e seus correlatos no Brasil. O segundo artigo objetivou adaptar a Assessment of Sadistic Personality (ASP) para o Brasil, averiguando as qualidades psicometricas do instrumento. Foram realizados dois estudos com participantes de diferentes estados brasileiros. No estudo 1 (n = 242) foi realizada a adaptação da ASP e executada uma análise fatorial exploratória, que sugeriu uma estrutura unifatorial. No Estudo 2, (n = 225) a análise fatorial confirmatória apontou indicadores adequados e confiabilidade satisfatória, além de reunidas evidências de validade convergente da ASP com a tríade sombria e o cyberstalking. Em suma, a ASP apresentou evidências de validade e precisão, podendo ser uma ferramenta útil para pesquisadores que buscam conhecer os correlatos da personalidade sádica. O terceiro artigo, propôs verificar o poder preditivo dos traços de personalidade, controlando a variável sexo, nos comportamentos de perpetração do cyberstalking. Participaram 267 pessoas de diferentes estados brasileiros (Midade= 22,83), que vivenciaram ou estavam vivenciando um relacionamento íntimo com duração mínima de 1 mês. Foram aplicados a IPCS, o Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade e questões sociodemográfica. Os resultados mostraram, por meio da regressão múltipla hierárquica, que o traço de personalidade neuroticismo explicou o comportamento de perpetração do cyberstalking e que a variável sexo não demonstrou influenciar nessa relação. Enfatiza-se a importância de pesquisas futuras desenvolverem estratégias de intervenção relacionadas à conduta do cyberstalking, direcionadas principalmente a pessoas que apresentam níveis elevados de instabilidade emocional e a vítimas. Por fim, o quarto artigo, ainda em fase de construção e coleta de dados, que tem por objetivo principal verificar quais os traços sombrios, que mediados pelos valores humanos, podem explicar o comportamento de cyberstalker em relacionamentos íntimos. Espera-se contar com uma amostra, não probabilística (de conveniência), que contará com pelo menos 400 pessoas da população geral de diferentes estados brasileiros. Ao final desta tese de doutorado, esperasse ofertar à comunidade científica duas medidas adaptadas e que apresente qualidades métricas aceitáveis para o contexto brasileiro, uma sobre o comportamento de perpetração do cyberstalking e uma sobre sadismo. Também espera-se verificar a prevalência e as possíveis diferenças quanto ao sexo e tipo de relacionamento, além de conhecer em que medida os traços de personalidade sombria e os valores explicam a perpetração do cyberstalking.
Presidente - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL