PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 14/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Cultura e juventude: significados da garantia de direito ao acesso à cultura.
PALAVRAS-CHAVES: Juventude; Cultura; Medidas socioeducativas; Políticas Públicas.
PÁGINAS: 86
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo geral analisar o significado do acesso ao direito à cultura para a juventude empobrecida. Deste modo, partiremos do Materialismo Dialético, da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e da Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani, compreendendo que o desenvolvimento acontece através da apropriação da cultura, e a cultura, por sua vez, é o conjunto da produção humana. Para Vigotski, a cultura é fruto dos processos históricos que se dão a partir das condições concretas da existência dos sujeitos, sendo produto do trabalho humano. Assim, os indivíduos são produtores de cultura, ao mesmo tempo que são produtos das relações estabelecidas socialmente, sendo internalizadas e expressas através de suas funções psíquicas. Para a realização desta investigação, foi adotada a perspectiva de pesquisa qualitativa em dois momentos. O primeiro consistiu no mapeamento de órgãos públicos e privados de cultura prestadores de serviços à população em duas cidades: Juazeiro do Norte, no Ceará e João Pessoa, na Paraíba, que consistiu em uma pesquisa documental realizada a partir de um levantamento desses serviços através de recursos eletrônicos, buscando compreender o quantitativo, os tipos de espaços e as áreas de atuação. Para este primeiro momento, houve a descrição dos aspectos identificados no mapeamento. O segundo momento buscou analisar os significados do acesso ao direito à cultura por parte da juventude empobrecida. Ocorreram nas cidades de Juazeiro do Norte-CE, na Secretaria de Cultura, e João pessoa-PB em uma Unidade de Medida Socioeducativa. Participaram desta investigação jovens privados de liberdade e jovens que frequentam espaços e serviços de cultura, públicos ou privados, mas como lócus da expressão da cidadania. Para a análise dos dados foi utilizado o Método da Comparação Constante. Como resultados, as análises iniciais indicam “A juventude que nos fala”, “Concepção de cultura”, “Espaços acessados”, “Participação do jovem na Cultura”, “Cultura e Privação de liberdade”, “Contribuições para a vida” e “Cultura e trabalho”.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Interno - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI
Externo ao Programa - 3220943 - DENISE PEREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - CANDIDA DE SOUZA