PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KARLA SILVA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KARLA SILVA SOARES
DATA: 16/04/2015
LOCAL: Laboratório de Psicologia Social Experimental – BNCS - CCHL – Bloco C – Ambiente 32
TÍTULO: Teoria Funcionalista dos Valores Humanos: Testagem do modelo a nível cultural.
PALAVRAS-CHAVES: valores, cultura, funcionalista, testagem.
RESUMO: Na literatura, identificam-se diversos modelos teóricos acerca dos valores humanos e, provavelmente, os mais conhecidos são os de Ronald Inglehart e Shalom H. Schwartz. É neste contexto que na última década surge uma teoria que, sem deixar de reconhecer as contribuições dos modelos existentes e não tendo como intuito se opor as demais, buscar a parcimônia e a integração dos modelos teóricos antecedentes, denominada teoria funcionalista dos valores humanos, elaborada por Valdiney Gouveia (1998; 2003; 2013). Contudo, um aspecto é foco de discussões no âmbito acadêmico no que se refere aos estudos dos valores, são estes culturais ou individuais? É necessário tratar de teorias nos níveis culturais ou individuais? De acordo com Van de Vijver, Van Hemert e Poortinga (2008) é possível identificar dois tipos de relações entre os níveis individual e cultural dos valores: o isomórfico e o não isomórfico. Assim, em linhas gerais, o isomorfismo pode ser definido como a similaridade ou a relação “um-para-um” (face a face) entre um conjunto de elementos. Especificamente para no presente estudo, busca-se testar a presença de isomorfismo entre os dois níveis de análises (individual e cultural, isto é, as diferenças entre os valores dos indivíduos e dos países podem ser explicados pelos mesmos conceitos ou dimensões? Neste sentido, a presente tese tem como objetivo geral testar a Teoria funcionalista dos valores humanos a nível cultural. Especificamente, espera-se: 1) testar a teoria funcionalista dos valores em diversos países; 2) identificar as prioridades valorativas dos indivíduos de cada país; 3) testar o modelo funcionalista dos valores relacionando-os com indicadores socioculturais. Para alcançar tais objetivos três estudos são realizados. O Estudo 1 consistirá na verificação da adequação do modelo funcionalista a nível cultural analisando o grau de similaridade entre as estruturas dos valores humanos no nível individual e cultural. Contou-se com a participação de 14.748 indivíduos, sendo estes da população geral, estudantes ou respondentes via internet, com idade média de 26 anos (variando de 15 a 89 anos; DP = 10,96), a maioria do sexo feminino (55,6%), provenientes de 57 países, considerando-se com um nível de religiosidade acima do ponto mediano da escala de resposta (M = 0,44; DP = 1,90; -3 = Nada religioso e 3 = Muito religioso). Tratou-se de uma amostra de conveniência (não probabilística), tendo participado aqueles que decidiram colaborar voluntariamente. Os participantes responderam um livreto contendo perguntas demográficas (e.g., sexo e idade) e o Questionário de Valores Básicos (QVB). Este consiste em uma medida que originalmente fora desenvolvida com 66 itens, seguida por uma versão de 24 itens (Gouveia, 2003), sendo finalmente reduzida a versão atualmente empregada composta por 18 itens ou valores específicos (por exemplo, Prazer. Desfrutar da vida; satisfazer todos os seus desejos; Maturidade. Sentir que conseguiu alcançar seus objetivos na vida; desenvolvendo todas as suas capacidades), respondidos em uma escala de resposta que varia em sete pontos, de 1 (totalmente não importante) a 7 (extremamente importante), referindo-se ao grau de importância de cada valor como um princípio guia na vida do respondente. Inicialmente, derivou-se uma matrix agrupada (Pooled Within-Groups Matrices) que revela a estrutura média do nível individual. Essa matriz de dados foi analisada por meio do escalonamento multidimensional (MDS - Proxscal) considerando as correlações como indicadores de similaridade, especificando os dados como ordinais, os resultados obtidos identificaram uma estrutura bidimensional, tal como em estudos anteriores. Em seguida, elaborou-se um banco de dados agregado, isto é, uma planilha contendo uma pontuação média das variáveis para cada país, refletindo as pontuações a nível cultural, com este banco procedeu-se novamente a MDS (Proxscal). Não obstante, apesar de se obter as coordenadas dos itens (valores) para cada estrutura (individual e cultural) e de não existir interferência nas distâncias relativas entre os pontos que representam os itens, as mesmas não podem ser diretamente comparadas, visto que existe uma influência por parte da rotação, reflexão, tradução e dilatação do sistema que afetam as coordenadas. Os resultados corroboram a hipótese de que há similaridade entre as estruturas, visto que a correlação entre as duas dimensões resultantes do GPA nos níveis da Dimensão 1 foi de 0,92 (p < 0,001) e na Dimensão 2 foi de 0,96 (p < 0,001), acima de 0,90, sugerindo o isomorfismo estrutural dos dados. O Estudo 2 terá como objetivo identificar as prioridades valorativas dos indivíduos de cada país. Por fim, no Estudo 3 buscar-se-á verificar a relação entre valores humanos e indicadores socioculturais. Espera-se comprovar a adequação do modelo funcionalista dos valores a nível cultural, identificando as prioridades de cada país e seus correlatos com os indicadores socioculturais.
Externo à Instituição - EMERSON DIOGENES DE MEDEIROS
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA