PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: Rafaella de Carvalho Rodrigues Araújo

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Rafaella de Carvalho Rodrigues Araújo
DATA: 16/04/2015
LOCAL: Laboratório de Psicologia Social Experimental – BNCS – CCHL – Bloco C – Ambiente 32
TÍTULO: A influência da cultura na explicação da preocupação com a honra por meio dos valores humanos e da personalidade
PALAVRAS-CHAVES: Honra, valores humanos, personalidade, influência cultural.
RESUMO: A presente tese objetivou conhecer a influência de diferentes contextos culturais sobre três diferentes construtos psicológicos: a preocupação com a honra, os valores humanos e os traços de personalidade. Mais especificamente, visou propor um modelo explicativo no qual os traços de personalidade predizem os valores humanos e estes, por sua vez, explicam a preocupação com a honra, sendo mediados pelo contexto cultural do local de residência (capital/cidade do interior, região brasileira ou país). Como objetivos específicos, buscou-se: (1) avaliar a relação entre tais construtos; (2) comparar a influência cultural sobre eles em capitais e cidades do interior; (3) comparar a influência cultural dos mesmos de acordo com a região brasileira; e (4) comparar transculturalmente a influência do contexto do local de residência, mais especificamente, comparando amostras do Brasil e da Nova Zelândia. Para tanto, estão sendo realizados quatro estudos empíricos, todos fazendo uso de três medidas: (1) Escala de Preocupação com a Honra (EPH), composta por 16 itens, (2) Questionário dos Valores Básicos (QVB), composto por 18 itens, e (3) Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (ICGFP), composto por 20 itens. O primeiro estudo contou com uma amostra de 400 estudantes oriundos das capitais e cidades do interior de cada estado do nordeste brasileiro, que tiveram idade média de 24,3 anos (DP = 7,82), sendo predominantemente mulheres (71,5%). Buscou-se com este estudo avaliar a influência da cultura em variáveis com diferentes níveis de estabilidade (honra, valores humanos e personalidade). Para tal, os participantes foram divididos em dois grupos. O primeiro foi formado por respondentes provenientes dos interiores dos estados nordestinos e no segundo estiveram àqueles que residiam nas capitais nordestinas. Os resultados apresentaram diferentes médias de pontuação entre os dois grupos, indicando que a cultura exerce um papel importante em todas as variáveis consideradas neste estudo {Honra: [Lambda Wilks = 0,90; F = 10,88; p > 0,001]; Valores Humanos: [Lambda Wilks = 0,90; F = 8,00; p > 0,001] e Personalidade [Lambda Wilks = 0,93; F = 5,78; p > 0,001]}. Estes achados indicam que a influência da cultura pode variar de acordo com a estabilidade da variável considerada. Neste caso, quanto menor foi a estabilidade da medida, maior foi a influência da cultura. Assim, embora a cultura seja responsável pela forma como as pessoas se expressam, interagem e se comportam, determinados aspectos dos indivíduos são menos vulneráveis ao contexto. O Estudo 2 foca-se na comparação dos três construtos entre capitais e cidades do interior, mediando-se o modelo explicativo proposto em função deste local de residência. Para isso, já conta-se com uma amostra total de 2.424 participantes residentes de capitais e 2.820 residentes de cidades de interior, ambos das cinco regiões brasileiras. Além das análises já realizadas no Estudo 1, para a elaboração e testagem do modelo explicativo, será utilizado o software AMOS (versão 18), sendo considerados indicadores de ajustes que comprovam a adequação do modelo aos dados, como razão ² / g.l., GFI, AGFI, CFI, RMSEA, ECVI e CAIC. Espera-se encontrar diferenças significativas acerca da importância atribuída à preocupação com a honra em função do local de residência, sendo estas diferenças provocadas pela mediação da cultura sobre os traços de personalidade e prioridades valorativas dos residentes. Mais especificamente, espera-se que os participantes de cidades do interior apresentem maior preocupação quanto a sua honra individual e de sua família do que aquelas que residem na capital. O Estudo 3 apresenta as cinco regiões brasileiras como aspecto mediador dos referidos construtos. Para padronização em detrimento da quantidade de estados de cada região, foram 6.000 os participantes deste estudo, sendo 1.200 de cada uma delas, onde seguem sendo 200 participantes da capital e 200 das cidades do interior. Os instrumentos, procedimento e tratamentos dos dados serão os mesmos utilizados e descritos nos Estudos 1 e 2, esperando-se que as pessoas residentes da região nordeste apresentem nível mais elevado de preocupação com a honra do que as que residem nas demais regiões. Por fim, o Estudo 4 busca verificar a influência da cultura como mediadora do comportamento no Brasil e na Nova Zelândia. Nesta oportunidade, mais uma variação do modelo explicativo proposto é testada. Como amostra, conta-se com 200 participantes brasileiros e espera-se contar com 200 participantes neozelandeses, esperando-se que os brasileiros apresentem um nível mais elevado de preocupação com a honra, uma vez que o Brasil é considerado como um país coletivista, do que os neozelandeses, já que, excetuando-se a população Maori, a Nova Zelândia, por outro lado, é um país de base individualista.
Externo à Instituição - EMERSON DIOGENES DE MEDEIROS
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA