PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ISABELLA LEANDRA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLA LEANDRA SILVA SANTOS
DATA: 16/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL ONLINE: UMA ABORDAGEM PAUTADA NO MODELO GERAL DA AGRESSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento antissocial online; modelo geral da agressão; personalidade; mídia violenta.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: O objetivo da presente pesquisa foi analisar o comportamento antissocial online através do Modelo Geral da Agressão. Os objetivos específicos foram investigar o impacto da personalidade e da exposição ao conteúdo antissocial online e observar o papel das atitudes frente à violência e dos afetos positivos e negativos como possíveis mediadores. Para tal, quatro estudos foram conduzidos. O estudo 1 objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura acerca do tema. Vinte e cinco estudos compuseram a amostra analisada, sendo observadas quatro categorias principais de comportamento antissocial online: cyberbullying, cyberstalking, trollagem e comportamento antissocial sexual online. O estudo 2, subdividido em 2.1 (N = 215; 72,1% mulheres; média de idade = 26,58 anos; DP = 7,84) e 2.2 (N = 214; 71,5% mulheres; média de idade = 23,57 anos; DP = 7,04), buscou validar medidas para os dois comportamentos posteriores. A Escala de Avaliação Global da Trollagem Online (valor próprio de 2,28; variância explicada de 28,55%; ω = 0,74 no estudo 2.1; GFI = 0,98; CFI = 0,99; RMSEA = 0,02 |IC de 90% entre 0,01 — 0,03|; e SRMR = 0,04 no estudo 2.2) e a Escala de Comportamento Antissocial Sexual Online (valor próprio de 1,54; variância explicada de 38,57%; ω = 0,71 no estudo 2.1. GFI = 0,97; CFI = 0,96; RMSEA = 0,05 |IC de 90% entre 0,01 — 0,15|; e SRMR = 0,10 no estudo 2.2) demonstraram índices psicométricos adequados de validade e fidedignidade. O estudo 3 (N = 397; 71% mulheres; média de idade = 29,3 anos; DP = 8,54) teve como objetivo observar as relações entre os quatro comportamentos antissociais online, a personalidade, a exposição a conteúdo antissocial online e as atitudes frente à violência. Os traços de personalidade amabilidade (cyberbullying: r = -0,21; p < 0,01; cyberstalking r = -0,10; p < 0,05; trollagem: r = -0,27; p < 0,01; comportamento sexual r = -0,11; p < 0,05) e estabilidade emocional (cyberbullying: r = -0,13; p < 0,01; cyberstalking r = -0,17; p < 0,01; trollagem: r = -0,12; p < 0,05; comportamento sexual r = -0,14; p < 0,01;) se relacionaram negativamente com os quatro comportamentos. Finalmente, o estudo 4 analisou experimentalmente o impacto do conteúdo antissocial online no comportamento dessa natureza, além do papel da personalidade e dos afetos positivos e negativos nesse modelo. Participaram 302 voluntários (73,2% mulheres; média de idade = 26,57 anos; DP = 8,87), divididos em dois grupos (experimental: estímulo antissocial; e controle: estímulo neutro). Foram observados efeitos multivariados da exposição no comportamento, afetos positivos e negativos (Λ de Wilks = 0,936; F[3, 298] = 6,812; p = 0.001 ; η2 = 0,064). Adicionalmente, o modelo explicativo incluindo a exposição a conteúdo antissocial, personalidade, afetos e comportamento obteve índices significativos de adequação (GFI = 0,98; CFI = 0,99; RMSEA = 0,01 |IC de 90% entre 0,01 — 0,04|; SRMR = 0,05). É possível concluir que os objetivos foram cumpridos, destacando o papel do conteúdo consumido na internet no desenvolvimento de comportamentos antissociais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 1347318 - NATANAEL ANTONIO DOS SANTOS
Externo à Instituição - TAILSON EVANGELISTA MARIANO