PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: FERNANDA MOREIRA LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA MOREIRA LEITE
DATA: 28/03/2022
LOCAL: Google meet
TÍTULO: ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E O ENFRENTAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Escola de tempo integral; vulnerabilidade social; Psicologia Histórico-Cultural; Pedagogia Histórico-Crítica.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: O objetivo desta tese é analisar a função da escola de tempo integral no enfrentamento da vulnerabilidade social. Os objetivos específicos são: Analisar como se constituiu a Política de Educação Integral; identificar como se configura a escola de tempo integral no município de João Pessoa; caracterizar o funcionamento da escola de tempo integral no município de João Pessoa; caracterizar a atuação dessas escolas frente a situações de vulnerabilidade social; caracterizar as ações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas de tempo integral; analisar quais ações da escola de tempo integral possibilitam o desenvolvimento dos estudantes. Defende-se a tese de que a escola de tempo integral contribui para minimizar situações de vulnerabilidade social imediatas, mas não garante o acesso à diversidade do saber sistematizado, promotor de desenvolvimento. Foi realizada uma pesquisa qualitativa dividida em duas etapas: a primeira foi uma pesquisa documental na normativa federal e municipal acerca da constituição da política de educação integral e da configuração da escola de tempo integral em João Pessoa; foi feita uma análise descritiva dos dados seguindo a ordem temporal de publicação dos documentos. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, on-line, com profissionais atuantes em escolas de tempo integral municipais; os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática com sistematização e codificação dos dados no software MAXQDA. Os resultados indicam que a política de educação integral se constituiu no Brasil de forma processual e condicionada por cada momento histórico do país. A escola de tempo integral é situada na legislação como forma de promover educação integral, proporcionando mais possibilidades de aprendizagem e minimização da vulnerabilidade social através de ações de proteção social, e é nessa direção que se constitui a escola de tempo integral em João Pessoa. Os relatos dos profissionais revelam que a principal forma de enfrentamento da vulnerabilidade social na escola de tempo integral é o maior tempo de permanência no espaço escolar, que protege da vulnerabilidade externa. Ao mesmo tempo, a escola proporciona vulnerabilidade institucional, ao funcionar sem as condições adequadas e sem uma proposta pedagógica consistente. O aspecto pedagógico é situado no enfrentamento da vulnerabilidade social à medida que possibilita aos (às) estudantes a formação adequada para o mercado de trabalho, bem como descobertas e desenvolvimento de habilidades nas atividades extracurriculares. Compreende-se que o enfrentamento da vulnerabilidade social acontece de forma pontual e fragmentada, agindo sobre as expressões da questão social que se manifestam na escola, mas sem a possibilidade de superação das desigualdades sociais. Apesar de ter potencial para proporcionar o acesso ao conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, fundamental ao processo de desenvolvimento humano e superação das condições de opressão, nas condições atuais de funcionamento a escola de tempo integral não garante esse acesso e nem sempre é promotora de desenvolvimento.
Presidente - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Interno - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO