PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: DANIEL DE OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: DANIEL DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Google meet
TÍTULO: “Tudo que eu pegar, eu transformo numa arte”: significados do acesso à cultura por parte da juventude empobrecida.
PALAVRAS-CHAVES: Juventude; Cultura; Medidas socioeducativas; Políticas Públicas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo geral analisar o significado do acesso ao direito à cultura para a juventude empobrecida. Os objetivos específicos são: Mapear os órgãos públicos e privados de cultura prestadores de serviços à população disponíveis nas cidades de João Pessoa-PB e Juazeiro do Norte-CE; Analisar a concepção de cultura por parte dos jovens; Identificar jovens que acessaram a cultura através de órgãos públicos e privados; Caracterizar quais foram os meios de acesso à cultura que essa juventude teve; Analisar as implicações do acesso à cultura para o desenvolvimento dos jovens. Deste modo, partiremos do Materialismo Dialético, da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e da Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani. Para a realização desta investigação, foi adotada a perspectiva de pesquisa qualitativa em dois momentos. O primeiro consistiu no mapeamento de órgãos públicos e privados de cultura prestadores de serviços à população em duas cidades: Juazeiro do Norte, no Ceará e João Pessoa, na Paraíba, que consistiu em uma pesquisa documental realizada a partir de um levantamento desses serviços através de recursos eletrônicos, buscando compreender o quantitativo, os tipos de espaços e as áreas de atuação. Para este primeiro momento, houve a descrição dos aspectos identificados no mapeamento e o mesmo compôs o lócus do método. No segundo momento realizou-se entrevistas abertas, buscando-se analisar os significados do acesso ao direito à cultura por parte da juventude empobrecida. Ocorreram nas cidades de Juazeiro do Norte-CE, na Secretaria de Cultura, e João pessoa-PB, em uma Unidade de Medida Socioeducativa de Internação. Participaram desta investigação 8 jovens privados de liberdade e 4 jovens que frequentam espaços e serviços de cultura, públicos ou privados, mas como lócus da expressão da cidadania. Para a análise dos dados foi utilizado o Método da Comparação Constante, com auxílio do software MaxQDA. A análise possibilitou identificar que o acesso dos jovens às expressões artísticas pouco se deu por meio das políticas públicas de cultura, mas por outras vias, como a escola e comunidade. Essa participação se deu por meio dos elementos dispostos nesses espaços, como o teatro, a literatura, a dramaturgia, a escrita, as festas populares, a capoeira, o rap, o skate e o grafite, tanto os elementos da cultura popular, como erudita. A privação de liberdade se mostrou como fator impeditivo para o acesso e desenvolvimento das atividades artísticas por parte dos jovens em cumprimento de Medida Socioeducativa, no qual o Estado não garante esse direito ou o faz de maneira fragilizada, fatores que impedem o desenvolvimento omnilateral dos indivíduos. Os e as jovens significam esse acesso tanto de maneira positiva, quando reconhecem as potencialidades que esses elementos artísticos possuem em suas vidas, apresentando impactos positivos e viabilizando desenvolvimento, quanto de maneira negativa, quando esse direito não é garantido, gerando angústia pela ausência de algo que julgam importante. Dessa maneira, conclui-se que é dever do Estado garantir o direito de acesso à cultura por parte dos jovens, visto que o contato com as expressões do erudito e do popular viabilizam significações positivas, promovendo novas formas de desenvolvimento psíquico e social.
Presidente - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Interno - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI