PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MAYARA ELLEN MORAIS DE OLIVEIRA MENDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA ELLEN MORAIS DE OLIVEIRA MENDES
DATA: 30/03/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO: “O Bagulho Ficou Doido” As (Re)xistências Juvenis no Sistema Socioeducativo
PALAVRAS-CHAVES: resistência; rebelião; medidas socioeducativas; juventude; vivência; psicologia histórico-cultural.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: A realidade de adolescentes e jovens privados de liberdade em unidades socioeducativas brasileiras é marcada não só pela violação de direitos no presente, como por um histórico de violências diversas anteriores à internação. Nesse sentido, rebeliões são acontecimentos que perpassam o cotidiano da vida nas unidades. Faz-se uso do conceito de resistência para analisar as rebeliões enquanto movimentos sociais da juventude com quem a lei entra em conflito, num enfrentamento às contradições da sociedade capitalista. Trata também das vivências juvenis nos contextos de desenvolvimento a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski para compreender como essas formas de violências se dão nas relações sociais, sendo internalizadas e passando a guiar o desenvolvimento. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as rebeliões que acontecem em unidades socioeducativas de internação para adolescentes e jovens que com quem a lei entra em conflito, tendo como pressuposto de que elas são formas de expressões e reações à dominação. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, composta por uma pesquisa documental e entrevistas abertas com atores sociais que fazem parte da política de Socioeducação na Paraíba, Brasil. Para análise procedeu-se com a Análise Comparativa Constante feita com o apoio do Software MaxQDA. Os resultados informam que as rebeliões acontecem na forma de um processo, marcadas por se darem num contexto de violações diárias e incessantes e sendo motivadas por elementos diversos, como as relações de poder, os sentimentos de revolta frente à realidade e os desejos de liberdade. Ensejam vivências determinadas pela dominação dos afetos juvenis considerados inadequados. Deste modo, as análises indicam que as rebeliões são movimentos de resistência juvenis diante da vivência de um contexto de violações de direitos e dominação de seus afetos, que, ao atingirem o limite do insuportável culminam em atos de rebeldia contra as estruturas opressivas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Interno - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA
Externo ao Programa - 3089871 - MANUELLA CASTELO BRANCO PESSOA
Externo ao Programa - 1645118 - RENATA MONTEIRO GARCIA