PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMMYA GABRYELLA SOARES PEREIRA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMMYA GABRYELLA SOARES PEREIRA CAMPOS
DATA: 03/06/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A CONCESSÃO DO PERDÃO INTERPESSOAL NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA URBANA
PALAVRAS-CHAVES: Perdão interpessoal. Violência urbana. Vítimas.
RESUMO: A violência sempre esteve presente desde as antigas civilizações. No entanto, a forma como ela é manifestada tem sido interpretada pela sociedade atual em expressões de desconforto, medo e insegurança. Além disso, apesar da justiça empregada, as vítimas de violência precisam lidar ainda com emoções conflitantes, como perdoar ou não os seus ofensores, alimentando sensações como raiva e injustiça. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal analisar se os graus de raiva e ansiedade de estado variam de acordo com o grau do perdão oferecido pelas vítimas de violência urbana. Será realizada, portanto, uma pesquisa de campo do tipo descritiva e de natureza correlacional, a qual participarão 350 pessoas, entre homens e mulheres, de 18 até 60 anos de idade, residentes no Estado da Paraíba e demais localidades. Para a coleta de dados serão utilizados: questionário sociodemográfico, Inventário de Expressão de Raiva como Traço-Estado (STAXI), Inventário de Ansiedade de Traço-Estado (IDATE) e a Escala de Atitudes EFI-R. A partir disso, a análise será realizada através do SPSS 24.0. Ademais, tanto a coleta quanto as análises de dados deverão ser aprovados pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, e levam em conta os aspectos éticos, conforme a resolução 466/12, que envolve seres humanos.
Presidente - 1520147 - JULIO RIQUE NETO
Interno - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES