PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: INAYARA OLIVEIRA DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INAYARA OLIVEIRA DE SANTANA
DATA: 24/08/2015
LOCAL: Sala 508
TÍTULO: VIOLÊNCIA URBANA E SUAS IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS
PALAVRAS-CHAVES: Violência urbana; idosos; representações sociais; qualidade de vida.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Esta tese teve como objetivo geral analisar as implicações da violência urbana na qualidade de vida de pessoas idosas, na cidade de João Pessoa-PB. Para alcançar o objetivo, fez-se necessário desenvolver quatro estudos empíricos: o primeiro trata-se de uma pesquisa de campo exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa de análise visando apreender as representações sociais de pessoas idosas sobre violência urbana. Participaram 30 idosos, com idade variando de 60 a 83 anos (m = 69,8; dp = 6,1), a maioria (70%) do sexo feminino que responderam a uma entrevista em profundidade. Os dados foram processados pelo software ALCESTE. Os resultados revelaram a emergência de quatro classes distintas, denominadas de Sistema de saúde, aspectos políticos e econômicos; Estatuto do Idoso e saúde privada versus pública; Serviços bancário, de transporte e saúde pública e Concepções sobre a violência urbana. De modo geral, a violência urbana foi ancorada em três dimensões principais: criminalidade, serviços institucionais (saúde, transportes coletivos e financeiros) e em aspectos político-econômicos. O Estudo 2 teve como objetivo construir e validar uma escala de percepção da violência urbana contra pessoas idosas, a partir dos resultados obtidos no estudo 1. A escala foi construída a partir de 34 itens, com opções de resposta do tipo Likert. Para o processo de validação, participaram 213 idosos com idades variando de 60 a 89 anos (m = 69,4; dp = 6,37), a maioria do sexo feminino (71,8%). Os resultados advindos da Análise Fatorial Exploratória indicaram a exclusão de dois itens, ficando a versão final da escala com 32 itens. Os parâmetros psicométricos demonstraram-se satisfatórios e evidenciaram uma estrutura bidimensional: Manifestações da Violência urbana e suas consequências (α = 0,91) e Violência urbana e serviços institucionais (α = 0,65). O Estudo 3 teve como objetivo principal realizar uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC) da Escala de Percepção da Violência Urbana contra Pessoas Idosas validada no Estudo 2. Participaram 594 idosos, com idades variando de 60 a 87 anos (m = 70,0; dp = 7,0), a maioria do sexo feminino (70,7%). Os resultados revelaram que o modelo unidimensional apresentou melhores índices de ajustamento: Manifestações da violência urbana. O Estudo 4 teve como objetivo principal analisar as implicações da violência urbana na qualidade de vida dos idosos participantes da pesquisa. Participaram 165 idosos, com idades variando de 60 a 91 anos (m = 70,4; dp = 7,1), a maioria do sexo feminino (75,2%). Os resultados revelaram que não houve correlação entre a percepção da violência urbana contra pessoas idosas com a qualidade de vida, o que demonstra que apesar de vivenciarem e perceberem a violência urbana em suas relações cotidianas não houve relação entre essa variável e a qualidade de vida dos idosos pesquisados. Conclusão: Provavelmente, variáveis como a satisfação com a vida, o nível de escolaridade, o suporte familiar e social dos idosos que participaram da presente pesquisa influenciaram positivamente sua qualidade de vida e podem ajudar a compreender os resultados alcançados.
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS ALCHIERI
Externo à Instituição - MARCIO DE LIMA COUTINHO