PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: THEREZA CHRISTINA GARCIA BEZERRA

DISCENTE: THEREZA CHRISTINA GARCIA BEZERRA
DATA: 19/07/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PREDIZENDO O ABUSO DIGITAL NAS RELAÇÕES AMOROSAS À LUZ DA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL E ACEITAÇÃO DA VIOLÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Abuso digital nos relacionamentos amorosos, medida implícita, dependência emocional, sexismo ambivalente e aceitação da violência.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: A presente dissertação objetivou avaliar diferentes aspectos do abuso digital nos relacionamento amorosos e suas relações com dependência emocional e aceitação da violência. Para tanto, foram elaborados três estudos distribuídos em dois artigos. No artigo 1 foi realizada a construção do Teste de Associação Implícia (TAI) de abuso digital nos relacionamentos amorosos. Nele foram realizados dois estudos empríricos. Do estudo 1, referente à elaboração do TAI de abuso digital nas relações amorosas, participaram 100 pessoas, em sua maioria mulheres (78%), com média de idade de 23,8 anos (DP = 5,6). Como resultados, foram apresentados pontuações satisfatórias quanto ao Escore C (M = 671,70; DP = 475,58) e escore D (M = 0,94; DP = 0,62), assim como foi apresentado o seguinte resultado em relação a comparação dos acertos nas respostas entre os blocos congruentes e incongruentes: Lambda de Wilks = 0,96, F (2, 136) = 2,54, p > 0,05. Do estudo 2, participaram 143 pessoas, em sua maioria do sexo feminino (80,4%), com média de idade de 24,7 anos (DP = 7,9). Foi realizado o processo de validade convergente entre o TAI desenvolvido no estudo 1 e o Questionário de Abuso Digital nos Relacionamentos Amorosos (QADRA) e validade discriminante entre o TAI e a Escala de Desejabilidade Social. Como resultados foram encontradas as seguintes correlações: desejabilidade social e os escores C (r = 0,007, p < 0,93) e D (r = -0,008, p < 0,92); questionário relacionado à vítima: [Escore C – Agressão Geral (r = 0,05, p < 0,54) e Controle/Monitoramento (r = -0,02, p < 0,79); Escore D - Agressão Geral (r = 0,05, p < 0,54) e Controle/Monitoramento (r = -0,03, p < 0,70)]; questionário relacionado ao abusador: [Escore C – Agressão Geral (r = 0,15, p < 0,07) e Controle/Monitoramento (r = -0,10, p < 0,20); Escore D - Agressão Geral (r = 0,13, p < 0,12) e Controle/Monitoramento (r = -0,11, p < 0,18)]. Quanto ao artigo 2, objetivou-se averiguar em que medida a dependência emocional e a aceitação da violência se relacionam com as dimensões do abuso digital no namoro, bem como verificar se a dependência emocional e aceitação da violência podem se constituir como variáveis preditoras das dimensões do abuso digital no namoro. Para tanto, contou com a participação de 302 respondentes, sendo em sua maioria universitários (86,4%), mulheres (77,5%), de classe social média (48,7%), com média de idade de 26,5 anos (DP = 8,46). Além de questões sociodemográficas, estes responderam ao QADRA, ao Questionário de Dependência Emocional (CDE) e à Escala de Aceitação da Violência no Namoro. Como resultados, pode-se destacar que houveram relações estatísticamente significativas entre algumas dimensões do abuso digital no namoro com a dependência emocional geral e fatores da aceitação da violência, tanto para vítima, como para o perpetrador, assim como, pode-se destacar o poder preditivo da aceitação da violência frente ao abuso digital no namoro, tanto nas vítimas [β = 0,43; t(355) = 9,99; p < 0,003], quanto nos perpetradores [β = 0,46; t(360) = 8,79; p < 0,001]. O fator geral de dependência emocional, por sua vez, predisse o abuso digital no namoro na versão direcionada ao perpetrador do abuso [β = 0,16; t(332) = 9,10; p < 0,005]. Confia-se que a presente dissertação contribuiu para a literatura na área, fornecendo uma medida implícita para mensuração de uma variável susceptível à desejabilidade social (i.e., abuso digital nos relacionamentos amorosos), além de ampliar a compreensão em torno do abuso digital no namoro e sua relação com outros construtos psicossociais.
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 2204608 - CICERO ROBERTO PEREIRA