PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA ISABEL ARAUJO SILVA DE BRITO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA ISABEL ARAUJO SILVA DE BRITO GOMES
DATA: 26/02/2016
LOCAL: Sala Multimídia - Bloco C
TÍTULO: Satisfação conjugal e bem estar subjetivo: a congruência entre parceiros como uma explicação
PALAVRAS-CHAVES: Satisfação conjugal, bem estar subjetivo, modelo explicativo.
RESUMO: Em um relacionamento íntimo em que os parceiros pontuam alto em satisfação conjugal, seguramente, seus efeitos se estenderão de forma positiva sobre sua vida social, intelectual e profissional. De modo geral, a satisfação conjugal está estritamente vinculada as sensações de companheirismo, sentimentos de bem estar, contentamento, segurança, afeição. São fatores que promovem a intimidade relacional a partir da congruência entre as expectativas e anseios que os parceiros nutrem para um relacionamento, comparando com a realidade vivida na relação íntima. Considerando o bem estar subjetivo, pondera-se que uma pessoa, ao pontuar alto neste construto supostamente se mostrará com maior aptidão para experienciar a vida de maneira funcional. De modo geral, o bem estar subjetivo ou felicidade parece estar atrelado aos altos salários, conquista de um relacionamento íntimo, ascensão profissional etc. Todavia, refletindo sobre o bem estar subjetivo e a satisfação conjugal, há que se ter em conta a existência de algumas variáveis que podem influenciá-los: os atributos do parceiro, os valores humanos e os traços de personalidade. Quando se tratar de atributos do parceiro, esta tese se pautará nos pressupostos da Psicologia Evolucionista. Achados neste sentido afirmam que homens e mulheres apresentam diferenças na estratégia de seleção de parceiros. Sobre os valores humanos, ter-se-á em conta a Teoria Funcionalista dos Valores, amplamente utilizada nos contextos nacional e internacional. Esta propõe duas funções consensuais dos valores: eles guiam as ações do homem e expressam as suas necessidades. Fundamentando a personalidade e os seus traços, esta tese se pautará na teoria dos Cinco Grandes Fatores. Portanto, é objetivo geral avaliar como a congruência dos parceiros nos atributos, valores e traços de personalidade se correlacionam com a satisfação conjugal e o bem estar subjetivo. Neste direcionamento, a pesquisa se desenvolverá numa perspectiva descritiva correlacional ex post facto, objetivando identificar a relação entre as variáveis. Serão realizados quatro estudos empíricos. No Estudo 1, elaborou-se a Escala de Atributos do Parceiro Real - EAPR e a Escala de Autopercepção de Atributos em Relacionamento Íntimo - EAARI e adaptou-se a Escala de Atributos Desejáveis do Parceiro Ideal - EADPI. Fizeram parte do estudo, 218 estudantes universitários, maioria do sexo feminino (51,4%), com idade média de 26,1 (DP=7,8). Estes responderam ao instrumento EADPI, para as três versões pretendidas, tratando-se de mudar, para cada escala, o foco do respondente. Após aprovação do comitê de ética, os dados foram coletados de maneira coletiva em sala de aula, por colaboradores previamente treinados. Utilizou-se o pacote estatístico SPSS versão 21, foram realizadas estatísticas descritivas e análise fatorial exploratória. No Estudo 2, contou-se com uma amostra de 219 sujeitos universitários, maioria do sexo feminino (48,4%), com idade média de 23,4 (DP=6,9). Todos responderam as escalas EAPR, EADPI e EAARI, em suas versões reduzidas, e questões sociodemográficas. A coleta de dados procedeu-se igualmente ao Estudo 1. Após análise fatorial confirmatória, comprovou-se a estrutura fatorial da EAPR [χ² (19) =49,99, p< 0,001; χ² /gl=2,63; GFI=0,95; AGFI=0,90; CFI=0,94; RMSEA=0,82 (IC 90% = 0,52 – 0,112)], da EAARI [χ² (19) =48,35, p<0,001; χ²/gl = 2,54; GFI =0,94; AGFI=0,89; RMSEA=0,085 (IC 90% = 0,06 – 0,12)] e da EADPI [χ² (18) =55,41, p< 0,001; χ² /gl=3,08; GFI = 0,94; AGFI = 0,88; RMSEA=0,09 (IC 90% = 0,70 – 0,13)] nas versões resumidas e com índices satisfatórios. Nos Estudos 3 e 4 os dados estão em fase de análise. O Estudo 3 objetiva averiguar os correlatos da satisfação conjugal e do bem estar subjetivo, além de elaborar um modelo explicativo para esses construtos. Contou-se com uma amostra de 209 casais de namorados e noivos da população geral da cidade de João Pessoa e de outras capitais do Brasil. Instrumentos utilizados: Escala Fatorial de Satisfação em Relacionamento de Casal – EFS-RC, a EADPI, EAPR, EAARI, Escala de Felicidade Subjetiva – EFS, Escala de Afetos Positivos e Negativos, Escala de Positividade, Escala de Satisfação com a Vida – ESV, Questionário de Valores Básico – QVB, Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade (ICGFP) e Questionário Sociodemográfico. Na coleta utilizou-se uma medida lápis e papel e questionário acessado on line. Os dados serão e analisados por meio do pacote estatístico SPSS versão 21 e Amos 21. Realizar-se-ão estatísticas descritivas, correlação de Pearson e análise fatorial confirmatória. O Estudo 4, objetiva replicar o modelo explicativo desenvolvido no anterior. A amostra foi composta por 242 casais civilmente casados e em união estável, da população geral, residentes na cidade de João Pessoa e em outras capitais do Brasil. Os instrumentos utilizados neste estudo foram os mesmos do Estudo 3. Será utilizado na análise de dados o pacote estatístico SPSS versão 21, Amos 21, no qual serão realizadas estatísticas descritivas e análise fatorial confirmatória. Espera-se, com a concretização destes estudos, compreender mais acerca da satisfação conjugal e do bem estar subjetivo, a luz dos atributos do parceiro, valores humanos e traços de personalidade, colaborando com a pesquisa científica e prática psicológica.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA