PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: THIAGO MEDEIROS CAVALCANTI

DISCENTE: THIAGO MEDEIROS CAVALCANTI
DATA: 01/03/2016
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: A NATUREZA DOS VALORES HUMANOS: EVIDÊNCIAS ACERCA DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS
PALAVRAS-CHAVES: Valores, necessidades, efeito, experimento
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: A presente dissertação objetivou conhecer o efeito das necessidades psicológicas nos valores humanos, e o padrão de relacionamento entre as duas variáveis. Concretamente, são realizados três estudos. O Estudo 1 visa conhecer a convergência entre as necessidades propostas por Deci e Ryan (1985) e Maslow (1954). Para o propósito, contou-se com 200 participantes com média de idade 23,83 anos (DP = 6,89) e 56,5% do sexo feminino. Inicialmente, reuniu evidências de validade e precisão do Inventario de Satisfação das Necessidades Básicas (ISNB) e a Escala das Necessidades Psicológicas Básicas (ENPB). Para o primeiro, confirmou-se uma estrutura pentafatorial, como teorizado. Juntos, os fatores explicam 52,54% da variância compartilhada, os índices de confiabilidade Alfa de Cronbach variam de 0,86 (autorrealização) a 0,67 (segurança). Para o segundo instrumento, admitiu-se a estrutura trifatorial, como estimado, sendo Autonomia (α = 0,71), Relacionamento (α = 0,71) e Competência (α = 0,68). Em conjunto, os fatores explicam 31,17% da variância compartilhada. Os resultados da validade convergente, corroboram as cinco hipóteses de investigação. O Estudo 2 teve a meta de avaliar os modelos de correlações entre os valores e as necessidades. Conjecturaram-se vinte e três hipóteses testadas com 190 participantes, a média de idade é 25,47 anos (DP = 7,57) e 77,4% do sexo feminino. Correlações bivariadas de Pearson foram realizadas. Os resultados indicam que os valores centrais e sociais apresentam padrões mais regulares de correlação com os tipos de necessidades, o mesmo não se repete para valores pessoais. O Estudo 3 pretende conhecer o efeito da frustração das necessidades sobre os valores, por meio de investigação experimental. Para a realização elaboraram-se vinte e seis hipóteses e participaram 93 indivíduos distribuídos em três grupos experimentais: 21 em autonomia idade média 20,14 anos (DP = 2,2) e 66,7% mulheres; 19 em relacionamento, com idade média de 19,58 anos (DP = 2,1), e 68,4% do sexo feminino; 17 de competência, sendo a idade média de 20,65 anos (DP = 2,68), 70,6% declararam-se do sexo feminino. Mais dois grupos controles: com resultado, 19 pessoas apresentando idade média de 21,74 anos (DP = 3,6) e predominantemente mulheres (57,9%); sem resultado, 17 sujeitos com idade média de 20,82 anos e 76,5% do sexo feminino. Os resultados expõem efeito de tratamento experimental d de Cohen baixos ou moderados, a nível implícito e explícito.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL