PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: ANDREZA SILENE SILVA FERREIRA DE MIRANDA

DISCENTE: ANDREZA SILENE SILVA FERREIRA DE MIRANDA
DATA: 21/03/2016
LOCAL: sala 402- CCHLA
TÍTULO: XINGAMENTO OU PRECONCEITO? UM ESTUDO SOBRE O PRECONCEITO RACIAL NO FUTEBOL BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: preconceito racial; futebol; racismo; agressao verbal.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar em que medida o preconceito racial no futebol medeia a relacao entre o uso de agressoes verbais e a concordancia com acoes judiciais que negam a existencia do preconceito racial no futebol. Adicionalmente, buscou-se analisar os discursos que as pessoas utilizam para se posicionarem diante de situacoes de preconceito racial no futebol e quais principios que organizam essa tomada de posicao. Para alcancar estes objetivos foi realizado um estudo exploratorio e correlacional. Participaram desta pesquisa 295 estudantes de uma universidade publica do Estado da Paraiba, com idades entre 15 e 61 anos (M= 21, DP = 6.01) sendo 109 do sexo masculino e 185 do sexo feminino; um participante nao respondeu a questao. Os resultados demonstraram que a relacao entre a agressao verbal e a concordancia com o posicionamento do juiz ao retirar a acusacao de injuria racial foi totalmente mediada pelo preconceito. Os resultados tambem demonstraram que os discursos dos participantes, de um modo geral, admitem a existencia do preconceito, mas ao mesmo tempo, negam a gravidade de atos preconceituosos no contexto do futebol. Tomados em conjunto, estes resultados indicam que a manifestacao do preconceito racial no futebol brasileiro ocorre de forma flagrante, mesmo que nos consideremos uma democracia racial. Os discursos evidenciados indicam que os posicionamentos dos participantes variam de acordo com as ancoragens utilizadas para tais posicionamentos, seja o contexto da disputa, no qual alguns xingamentos decorrem de uma postura antietica ou sao construcoes midiaticas, seja no contexto social, no qual os xingamentos decorrem de uma postura preconceituosa e refletem a sociedade brasileira.
Presidente - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES
Interno - 329296 - LEONCIO FRANCISCO CAMINO RODRIGUEZ LARRAIN