PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: HYSLA MAGALHÃES DE MOURA

DISCENTE: HYSLA MAGALHÃES DE MOURA
DATA: 21/03/2016
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: AUTOAVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO E TRAPAÇA: CONSTRIBUIÇÕES DOS VALORES E DO JEITINHO BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Autoavaliação do desempenho acadêmico; trapaça acadêmica; valores humanos; jeitinho brasileiro.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: A presente dissertação objetivou propor um modelo explicativo da autoavaliação do desempenho acadêmico a partir da trapaça acadêmica, valores humanos e do jeitinho brasileiro. Para tanto, dois estudos foram conduzidos. No Estudo 1, além da validação das medidas de trapaça, objetivou-se conhecer as relações estabelecidas com a autoavaliação do desempenho acadêmico, para que então se pudesse propor um modelo explicativo. Logo, decidiu-se dividir este estudo em três partes: Propriedades psicométricas, Correlação e Modelo Explicativo. Para a Análise Fatorial Exploratória das medidas de trapaça acadêmica participaram 212 estudantes com idade media de 16 anos. Os resultados evidenciaram estruturas bifatorias com indicadores aceitáveis de fidedignidade: EAT (Alfa de Cronbach =0,84 no primeiro fator; Alfa de Cronbrach=0,76 no segundo fator) e EMT (Alfa de Cronbach =0,60 no primeiro fator; Alfa de Cronbrach=0,68 no segundo fator). Posteriormente, realizou-se a Análise Fatorial Confirmatória a qual contou-se com a participação de 229 estudantes com idade média de 16 anos. Os achados demonstraram que as estruturas bifatoriais da EAT (e.g., GFI = 0,90; RMSEA = 0,07) e da EMT (e.g., GFI = 0,90; RMSEA = 0,05) são aceitáveis. Por fim, para a realização da Correlação de Pearson e do modelo explicativo, reagrupou-se toda a amostra utilizada, de modo que contou-se com a participação de 441 estudantes do Ensino Médio. Para a realização destas últimas análises utilizou-se os seguintes instrumentos: Questionário de Valores Básicos (QVB), Escala de Admissão de Trapaça (EAT), Escala de Motivação de Trapaça (EMT), Escala de Autoavaliação do Desempenho Acadêmico (EADA) e questionátio sóciodemográfico. Os resultados despontam que a trapaça está positivamente relacionada com os valores de Realização e Experimentação, enquanto que está negativamente relacionado com o valor Normativo. Embora não se tenha verificado uma relação significativa entre a trapaça e o valor Interativo, decidiu-se por incluí-lo no modelo tento vem vista o arcabouço teórico. Para mais, verificou-se que a trapaça acadêmica está negativamente relacionada com a autoavaliação do desempenho acadêmico. Ainda, no Estudo 1 foi proposto e testado um modelo explicativo, contando com a trapaça acadêmica e os valores humanos, em suas orientações pessoal e social, como variáveis antecedentes, enquanto que a autoavaliação do desempenho acadêmico assumiu papel de variável critério. Logo, os índices de ajuste ao modelo demostraram que o modelo explicativo é aceitável (e.g. GFI= 0,95; RMSEA=0,11). Já no Estudo 2 objetivou-se testar um modelo alternativo, de modo que reaplicou-se a estrutura encontrado no Estudo 1, acrescendo a variável jeitinho brasileiro. Participaram deste estudo 205 universitários, com idade média de 24 anos, onde aplicou-se os mesmos instrumentos utilizados do estudo anterior, acrescendo a Escala de Jeitinho Brasileiro (EJB). Os achados despontam que este último modelo apresentou melhores índices de ajuste do que o modelo encontrado anteriormente (e.g. GFI= 0,94; RMSEA=0,07). Confia-se ter contribuído para a literatura na área fornecendo um melhor entendimento sobre os fatores explicativos da autoavaliação do desempenho acadêmico.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA