PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LUCIVANDA CAVALCANTE BORGES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIVANDA CAVALCANTE BORGES DE SOUSA
DATA: 01/04/2016
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório 412
TÍTULO: Nichos de desenvolvimento infantil: um estudo com mães e educadoras de creches em contexto não urbano
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Nichos de desenvolvimento infantil; família; creche; contexto não urbano
PÁGINAS: 250
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: NICHOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM ESTUDO COM MAES E EDUCADORAS DE CRECHES EM CONTEXTO NAO URBANO RESUMO: O presente estudo objetivou analisar o nicho de desenvolvimento infantil, no microssistema familiar e da creche, em contexto nao urbano. Para tanto, foram entrevistadas 30 maes e 21 educadoras de creches, de criancas na faixa etaria entre 06 e 36 meses, de tres contextos nao urbanos, baseados na agricultura de subsistencia, do municipio de Petrolina-PE. Como aporte teorico, baseou-se na perspectiva ecocultural do desenvolvimento humano, que o compreende como um processo complexo e dinamico, produzido pelo individuo e pelo meio fisico, social e cultural, como sistemas interativos, que tornam indispensavel a analise do contexto em que vivem as pessoas, pois, cada cultura e contexto em particular conduzem a diferentes processos de desenvolvimento. Destacam-se, neste estudo, a analise dos nichos de desenvolvimento infantil nos microssistemas familiar e creche, compreendidos como ambiente fisico e social, alem das praticas de educacao e as etnoteorias parentais, tendo em vista as influencias que exercem sobre o desenvolvimento da crianca. Como instrumentos, foram utilizados um questionario sociodemografico, um roteiro de entrevista semiestruturada, uma entrevista estruturada com questoes relativas aos nichos de desenvolvimento infantil no contexto da familia e da creche, como tambem observacoes assistematicas. As entrevistas foram transcritas e submetidas a analise tematica de conteudo, compreendendo a exploracao e a pre-analise do material, assim como a codificacao mediante o uso de palavras e frases descritoras, considerando os criterios de exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinencia. Posteriormente, foi realizada a frequencia de respostas das maes em cada categoria e subcategoria e calculado o percentual medio com base no numero total de respostas obtidas em cada uma delas. No que se refere as metas de socializacao, as respostas tambem foram discutidas com base nas categorias estabelecidas por Harwood et al., com o intuito de compreender as dimensoes culturais enfatizadas pelos participantes. Os resultados apontaram que as maes, em sua maioria, apresentam concepcoes positivas sobre o desenvolvimento da crianca, caracterizando-as como ativas, inteligentes e carinhosas e consideram os cuidados com saude, afetividade e educacao como fatores relevantes para o desenvolvimento infantil; envolvem-se em interacoes ludicas com os filhos e preocupam-se com acidentes domesticos; usam as praticas indutivas no controle do comportamento das criancas; priorizaram metas de socializacao voltadas para o modelo autonomo-relacional e estrategias centradas em si e no contexto em que vivem; esperam que os filhos possam contribuir para a sociedade a partir da pratica de valores sociais; e consideram a creche como instituicao que deve promover a educacao formal e o controle do comportamento da crianca. Em relacao as educadoras, estas apontam a educacao e a afetividade como principais aspectos para o desenvolvimento infantil, construidos a partir de processos interativos; concebem a infancia no contexto nao urbano como exposta ao perigo e carente, tanto afetiva quanto economicamente, tendo a creche e o educador as funcoes de suprir as necessidades basicas dessas criancas, estimular seu desenvolvimento e controlar o comportamento. Alem disso, destacam a necessidade de maior parceria entre familia e creche; almejam para as criancas metas de socializacao e contribuicoes para a sociedade relacionadas as expectativas sociais, seguidas da autonomia, centralizando em si as estrategias para o alcance dessas metas. Esses resultados sao discutidos a partir das caracteristicas do contexto ecocultural dos participantes e das consideracoes de autores da Psicologia do Desenvolvimento Infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Interno - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI
Interno - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Externo à Instituição - ANGELA ELIZABETH LAPA COELHO
Externo à Instituição - MARIA LIGIA DE AQUINO GOUVEIA