PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: Eloá Losano de Abreu

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Eloá Losano de Abreu
DATA: 22/07/2016
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba, PPgPS, Sala 511 do CCHLA
TÍTULO: Influência das informações na descentração de julgamentos sobre adolescentes envolvidos em atos infracionais.
PALAVRAS-CHAVES: Descentração, Julgamentos, Adolescentes.
RESUMO: O objetivo desta tese foi verificar a influência das informações na descentração dos julgamentos sobre adolescentes envolvidos em atos infracionais. Mais especificamente, perguntou-se: A qualidade da descentração varia de acordo com a qualidade das informações fornecidas sobre o problema dos adolescentes envolvidos em atos infracionais? Como aporte teórico foram utilizadas as teorias sobre descentração e tomada de perspectiva social de Piaget (1964/2010, 1953/2014), e os modelos de Flavell (1974; 1977; 1992), Selman (1976; Selman & Byrne, 1974) e Hoffman (1980; 2000/2007). Este trabalho consistiu numa pesquisa exploratória de delineamento quase experimental utilizando quatro grupos de discussão. O tratamento experimental diferenciou a qualidade das informações fornecidas aos grupos: Grupo 1: recebeu informações sobre as estatísticas da violência cometida por adolescentes no Brasil; Grupo 2: recebeu as mesmas informações do Grupo 1 mais informações sobre o contexto de vida de adolescentes envolvidos em atos infracionais; Grupo 3: recebeu as informações do Grupo 1 mais informações sobre o tratamento oferecido aos adolescentes nas unidades de ressocialização e, finalmente, Grupo 4: recebeu todas as informações fornecidas aos demais grupos. As informações oferecidas para cada grupo foram apresentadas através de vídeos com reportagens televisivas sobre casos reais. Considerando-se encontrar uma variação na qualidade dos argumentos para análise da situação de acordo com o tipo de informação fornecida aos grupos, esperava-se que os grupos que receberam mais informações apresentassem argumentos mais descentrados ao analisar a questão social. Participaram do estudo, 26 universitários, com idades variando entre 17 e 28 anos, divididos nos quatro grupos de discussão. Como instrumentos, foram utilizados um questionário biodemográfico e uma Entrevista sobre o Pensamento Social, que consiste num instrumento aberto com questões que abordavam o tema dos adolescentes envolvidos em atos infracionais. A entrevista solicitava dos participantes sua opinião sobre as causas da violência cometida pelos adolescentes, quais as responsabilidades do governo e da sociedade na resolução deste problema social, além de uma análise sobre o tratamento judicial recebido pelos adolescentes quando se envolvem em atos infracionais. A condução das atividades em cada grupo consistiu de dois momentos: após assistirem ao vídeo selecionado para sua condição experimental, os participantes responderam individualmente à entrevista; em seguida, foi realizada uma discussão em grupo. Para analisar os dados, foi efetuada uma análise de conteúdo das respostas individuais da entrevista e da transcrição da discussão em grupo, que também passou por uma análise lexical realizada através do software Alceste. Nesta análise, foram realizados dois procedimentos: a análise padrão e a análise cruzada (tri-croisé). Os resultados da análise de conteúdo das respostas individuais identificaram a influência da informação recebida durante o tratamento experimental. Ocorreu uma ênfase na necessidade de melhorar o contexto de vida dos adolescentes, no Grupo 2, e uma ênfase nas condições de ressocialização, nos Grupos 3 e 4. No que se refere ao Alceste, a análise padrão distribuiu as respostas em três classes, que consideravam: a importância de haverem políticas públicas para prevenir o envolvimento e/ou a reincidência dos adolescentes com a violência; ausência de uma perspectiva de futuro positiva dos adolescentes; e a possibilidade o uso da compaixão nos julgamentos da justiça. A análise cruzada apresentou os conteúdos lexicais mais relevantes dentro de cada grupo. Na classe referente ao Grupo 1 encontrou-se uma ênfase na necessidade de ter empatia e mudar a visão que a sociedade tem dos adolescentes envolvidos em atos infracionais. As respostas mencionaram o preconceito que eles sofrem da sociedade, e que eles não tem as condições básicas para serem reinseridos. No Grupo 2 as respostas centraram-se na falta de condições básicas de vida desses adolescentes para se sustentar de maneira honesta, e a ênfase na necessidade de políticas públicas que ajudem a sanar esses problemas. O Grupo 3 apresentou respostas com foco no tratamento recebido pelos adolescentes quando internados em instituições de ressocialização. Os participantes indicaram a dificuldade de ressocialização dos adolescentes devido à qualidade das instituições e dos profissionais que trabalham nas instituições, e a necessidade de mudanças na maneira de funcionamento delas. No Grupo 4 destacaram-se as respostas que enfatizaram tanto a importância da efetivação de políticas públicas para diminuir a desigualdade social, quanto uma análise dos efeitos do tratamento recebido pelos adolescentes nas unidades de ressocialização. A análise de conteúdo para identificar os indicadores de descentração na discussão dos grupos experimentais encontra-se em andamento. Em conclusão, observou-se que os grupos apresentaram respostas com conteúdo relacionado ao tratamento experimental e, no que se refere ao objetivo principal desta tese, foi possível identificar que conforme os grupos receberam mais informações sobre os diferentes aspectos da situação social, mais os participantes puderam descentrar suas análises, apresentando argumentos mais complexos e mais abrangentes.
Presidente - 1520147 - JULIO RIQUE NETO
Externo ao Programa - 2219804 - MIRIANE DA SILVA SANTOS BARBOZA