PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: DALILA CASTELLIANO DE VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DALILA CASTELLIANO DE VASCONCELOS
DATA: 24/02/2017
LOCAL: sala de reuniões
TÍTULO: CONCEPÇÕES DE MÃES, PAIS E EDUCADORAS SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E GÊNERO
PALAVRAS-CHAVES: desenvolvimento infantil; gênero; pais; mães; educadoras.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Desde muito cedo, a interacao entre adultos e criancas e influenciada por questoes de genero. Esse e um aspecto importante do desenvolvimento infantil, uma vez que as concepcoes de genero dos adultos podem possibilitar diferentes oportunidades de desenvolvimento para meninas e meninos. Na primeira infancia, dois grandes contextos socializadores diretos fazem parte da vida da crianca: a familia, que e o contexto socializador primario, e a escola. Considerando isso, esta pesquisa tem o objetivo de identificar e analisar as concepcoes de maes, pais e educadoras de criancas de dois e tres anos de idade a respeito do desenvolvimento infantil e das relacoes de genero na infancia. Foram entrevistadas 40 maes - 20 de meninas e 20 de meninos - 40 pais, com a mesma distribuicao, e 20 educadoras - dez de centros de educacao infantil publicos e 10 de centros de educacao infantil privados. Os dados foram analisados a partir das contribuicoes teorico-metodologicas da analise de conteudo de Bardin. Os resultados indicam que as concepcoes sobre desenvolvimento infantil dos participantes influenciam as estrategias de cuidado utilizadas e as metas de socializacao apresentadas por eles. Maes, pais e educadoras definem meninas e meninos de forma antagonica, porquanto afirmam que as meninas sao delicadas, disciplinadas e gostam de brincadeiras de meninas, e que os meninos sao indisciplinados, ativos, agitados e gostam de brincadeiras de meninos. Um total de 65% de maes e pais de meninas e 25% das educadoras afirmaram que utilizam diretivos sexistas na interacao com meninas. Na interacao com meninos, esse numero se eleva para 95%, entre maes e pais de meninos e 65% das educadoras, o que indica que os meninos sofrem mais interferencias em seu comportamento do que as meninas. Os participantes interferem nas acoes das criancas e delimitam o que sao atividades exclusivas de cada sexo quando as criancas manipulam brinquedos e roupas e acessorios considerados do sexo oposto e expressam comportamentos tambem considerados do sexo oposto. Os pais afirmaram que nao interferem para que os filhos brinquem com criancas do mesmo sexo, entretanto, ao oferecer brinquedos diferentes para meninas e meninos, alem de propiciar uma esteriotipia na forma de brincar, eles poderao contribuir para a segregacao sexual entre as criancas durante as brincadeiras. Tais concepcoes devem ser consideradas em propostas de intervencao que visem a promocao do desenvolvimento infantil e relacoes de genero mais equitativas.
Presidente - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Interno - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI