PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: GABRIELA FERNANDES ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA FERNANDES ROCHA
DATA: 23/02/2017
LOCAL: CCHLA sala402
TÍTULO: A POLÍTICA DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: trabalho infantil, política de saúde, profissionais de saúde, políticas públicas.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: A POLITICA DE SAUDE NO ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL Aluna: Gabriela Fernandes Rocha Orientadora: Maria de Fatima Pereira Alberto A presente tese tem como objetivo geral analisar a politica de saude no enfrentamento ao trabalho infantil como garantia de direitos. Os objetivos especificos sao: identificar as acoes da politica de saude no enfrentamento ao trabalho infantil; identificar as acoes da atencao basica na promocao de saude e no desenvolvimento da crianca e adolescente trabalhador; caracterizar o sentido de “trabalho infantil” para os profissionais de saude; investigar as praticas quando se deparam com a existencia de trabalho infantil nas familias ou comunidades onde atuam; compreender de que forma a atuacao dos profissionais de saude esta relacionada a protecao e garantia dos direitos de criancas e adolescentes; identificar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saude no processo de registro dos casos de trabalho infantil. Os problemas de tese sao: Ha enfrentamento ao trabalho infantil pela Politica de Saude? Qual o papel dos profissionais no enfrentamento ao trabalho infantil no ambito da atencao integral a saude de criancas e adolescentes? Os pressupostos sao os seguintes: As Politicas Publicas de Saude se constituem como mantenedoras do processo de exclusao e desigualdade social; A Atencao Basica em Saude nao assegura as oportunidades e facilidades a fim de facultar o desenvolvimento de criancas e adolescentes trabalhadores; Os profissionais de saude consideram o trabalho como educativo e formador, mesmo se realizado na infancia; Os profissionais de saude associam violacao de direitos aos trabalhos que envolvem violencia fisica ou exploracao; As formacoes e capacitacoes ofertadas pelo municipio nao preparam o profissional para identificar o trabalho infantil como violacao de direito e exploracao. Foi realizada uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo. Os documentos utilizados foram fichas de acidente de trabalho, acessados no CEREST (Centro de Referencia em Saude do Trabalhador). Na atencao basica nao tinham registros acerca do trabalho infantil. Encontrou-se essas notificacoes de acidentes de trabalho no servico de vigilancia. Os participantes da pesquisa da campo foram profissionais de saude que trabalham em Unidades Basicas de Saude (UBS) da cidade de Joao Pessoa. O instrumento utilizado na coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Os documentos foram analisados por meio do software SPSS versao 20. As entrevistas foram analisadas por meio do software QDA Miner. Os resultados dos documentos indicaram ausencia de registros sobre trabalho infantil nas UBS, embora haja a recomendacao 777 do Ministerio de saude (Brasil, 2004), que determina tal acao. Pode-se verificar que do total de 62 fichas analisadas, referentes ao periodo de 2011 a 2013, 95,72% de criancas e adolescentes acidentados sao do sexo masculino e 4,25% do sexo feminino e as idades variam entre 9 e 17 anos. Um problema observado foi o preenchimento inadequado da ficha, pois 42,64% dos itens nao fornecem os dados previstos, ou seja, sao deixados em branco ou preenchidos como “ignorado”. Em relacao a pesquisa de campo, foram realizadas doze entrevistas, de acordo com a disponibilidade dos profissionais em participar. Em relacao as entrevistas, foram doze no total, sendo distribuidas da seguinte forma: cinco agentes comunitarios de saude, cinco enfermeiras, uma dentista e uma tecnica de enfermagem. A analise resultou nas seguintes categorias: Sentido de trabalho infantil; Existencia de trabalho infantil; Atendimento; Demandas sociais; Atuacao contra o trabalho infantil; Formacao e Notificacao. Palavras-chave: trabalho infantil, politica de saude, profissionais de saude, politicas publicas.
Presidente - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Interno - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI