PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: FLÁVIA MARCELLY DE SOUSA MENDES DA SILVA

DISCENTE: FLÁVIA MARCELLY DE SOUSA MENDES DA SILVA
DATA: 24/02/2017
LOCAL: CAMPUS I JOAO PESSOA SALA CCHLA 402
TÍTULO: O TRABALHAR DOS PROFISSIONAIS DOS SERVIÇOS GERAIS DE LIMPEZA HOSPITALAR: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO TRABALHO-SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Servidores de limpeza hospitalar. Trabalho. Saúde. IRAMUTEQ
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Trabalho e Organizacional
ESPECIALIDADE: Fatores Humanos no Trabalho
RESUMO: A presente dissertacao tem como objetivo analisar a relacao entre trabalho e saude dos profissionais dos servicos gerais de limpeza hospitalar de um Hospital Universitario de uma capital do Nordeste brasileiro. Do ponto de vista teorico, a Psicodinamica do Trabalho e a Ergonomia da atividade sao as principais abordagens utilizadas para analisar as complexas elacoes entre trabalho e a saude dos servidores de limpeza hospitalar. Quanto ao metodo privilegiou-se uma abordagem qualitativa, os instrumentos utilizados foram uma entrevista individual semiestruturada (baseada em um roteiro construido a partir das categorias teoricas da pesquisa) e um questionario sociodemografico. Os dados foram analisados por meio do software IRAMUTEQ. A amostra foi composta por 30 servidores de limpeza hospitalar, com idade variando de 21 a 61 anos (M = 40,3; DP = 11,0), solteiros (43,3%), do sexo feminino (66,7 %), ensino medio incompleto (50%). O tempo de servico variou de tres dias a 28 anos na organizacao pesquisada. A partir da analise da Classificacao Descendente Hierarquica, o corpus se dividiu em 5 classes que foram nomeadas a partir de seus descritores mais representativos: Riscos no Trabalho, Formacao e Historia Profissional, Condicoes de trabalho, Sofrimento no trabalho e Estrategias de Defesa e Organizacao do Trabalho. Alem disso, atraves da analise de similitude, constatou-se que a palavra gente apareceu como nucleo central da distribuicao, estabelecendo conexao com as palavras trabalho e trabalhar. Na nuvem de palavras, evidenciaram-se as palavras com maior frequencia no discurso: trabalho, gente, trabalhar, hospital, limpeza, passar, casa, servico, Deus, treinamento, reuniao. No que se refere aos resultados constatou-se que os servidores de limpeza estao expostos a riscos em seu ambiente de trabalho, sendo estes fisicos, quimicos e biologicos decorrentes das situacoes de vulnerabilidade, dentre os quais foram identificados problemas infecciosos, osteomusculares, alem de problemas de ordem psiquica: ansiedade, estresse, alteracoes de sono, desgaste emocional. Quanto a historia e formacao profissional verificou-se que a maioria possui baixa qualificacao profissional, e sendo este o primeiro emprego de carteira assinada, tendo como empregos anteriores: empregada domestica, diarista, garcons, caseiro, e um treinamento deficitario que gera ansiedade e inseguranca aos servidores. No que diz respeito as condicoes de trabalho verificou-se que a ausencia de alguns equipamentos de seguranca (e.g., luva, mascara, gorro) expoe os servidores a situacoes de risco e que incidem na saude destes trabalhadores. Como fonte de sofrimento no trabalho ficou evidente o relacionamento conflituoso com a chefia, a invisibilidade e o preconceitos sofridos e a insatisfacao salarial. Entretanto, verificou-se como fonte de prazer o sentimento de utilidade na manutencao da limpeza e zeladoria do hospital, e sobretudo, o relacionamento com os pares. Os elogios proferidos pelos usuarios, pacientes e outros profissionais enalteciam o sentimento de utilidade e assim, transformavam o sofrimento em prazer no trabalho. Por fim, e nao menos importante, a organizacao do trabalho por meio de uma rigorosa fiscalizacao da chefia, controle do tempo, dos movimentos e das pausas, alem da alta sobrecarga de trabalho. Desta forma, almeja-se, por meio dos resultados deste estudo, contribuir para a producao de conhecimentos sua saude e dos aspectos que envolvem os servidores de limpeza hospitalar.
Presidente - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO