PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: MOISES FERNANDES DE ARAUJO SILVA

DISCENTE: MOISES FERNANDES DE ARAUJO SILVA
DATA: 03/03/2017
LOCAL: CCHLA, Sala 402
TÍTULO: ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MEDIDAS REFERENTES À AUTONOMIA COMPORTAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Autonomia; Desenvolvimento moral; autonomia cognitiva
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: O interesse do presente estudo centrou-se em analisar a autonomia na adolescência enquanto habilidade ou capacidade social, mais especificamente sobre a autonomia comportamental. Em nível internacional, a autonomia comportamental na adolescência tem sido estudada de maneira relevante, contudo, pouca produção publicada sobre o tema foi encontrada no Brasil. Talvez a insuficiência de trabalhos sobre o tema se deva a falta de instrumentos para avaliá-lo. Assim, tendo em vista a importância do tema da autonomia comportamental para a melhor compreensão do desenvolvimento psicossocial do adolescente e a necessidade de medidas para avaliá-lo, o objetivo geral do presente estudo foi a adaptação e validação de dois instrumentos referentes à avaliação da autonomia comportamental. Além disso, buscou-se investigar as influências de gênero, do avanço da idade e do contexto educacional dos adolescentes. Julga-se que a compreensão da Teoria do Domínio Pessoal (Nucci & Weber, 1995) fornece uma abordagem teórica relevante para a compreensão do desenvolvimento da autonomia comportamental e das suas relações com as variáveis consideradas neste estudo. Deste modo, o presente trabalho inicia pela apresentação de um capítulo cujo objetivo é revisar na literatura os principais conceitos de autonomia comportamental utilizados; e as variáveis associadas a esse construto. Foram selecionados apenas artigos que utilizaram a medida em processo de validação no presente estudo. No entanto, ainda pretende-se revisar os estudos que investigaram o tema a partir de outras abordagens metodológicas. O capítulo 2 tem por objetivo conceituar e caracterizar o Domínio Pessoal, apresentando os principais estudos que desenvolveram o tema, assim como as pesquisas que investigaram a relação desse domínio com outras variáveis. Os capítulos subsequentes dizem respeito à realização do estudo de validação. O Capítulo 3 descreve a amostra, os procedimentos e o método utilizados no estudo; o Capítulo 4 apresenta os principais resultados; e, por fim, o Capítulo 6 discute a aplicação deles, bem como as limitações e futura direção do estudo.
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Presidente - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO