PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA TRINDADE PEREIRA

DISCENTE: MARIA APARECIDA TRINDADE PEREIRA
DATA: 06/03/2017
LOCAL: Sala 402
TÍTULO: ATITUDES FRENTE ÀS EMPREGADAS DOMÉSTICAS: VALORES HUMANOS E DOMINÂNCIA SOCIAL.
PALAVRAS-CHAVES: atitudes, empregadas domésticas, valores humanos
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: Dentro suas manifestacoes contemporaneas, o trabalho domestico e uma organizacao global e um fenomeno que perpetua hierarquias com base em raca, etnia, estatuto indigena, casta e nacionalidade. Por este motivo muito tem se discutido em torno dos direitos e deveres desta classe trabalhadora e suas eventuais consequencias. No entanto, faz-se necessario investigar as atitudes formadas em relacao a estes profissionais e sua relacao com outros criterios de orientacao, tais como as prioridades valorativas e a orientacao a dominancia social. Neste sentido o objetivo da presente dissertacao foi investigar a relacao entre as atitudes frente as empregadas domesticas, valores humanos e dominancia social, oferecendo tambem um instrumento que reuna qualidades psicometricas aceitaveis para mensurar tais atitudes. O estudo 1 contou com a participacao de 200 sujeitos estudantes universitarios, onde os resultados demonstraram que a escala de Atitudes Frente as Empregadas Domesticas possui quatro fatores: Direitos Trabalhistas, Estima e Respeito, Trabalho Extra, e Exclusao. Todos demonstraram consistencia interna proxima ou superior a recomendada pela literatura, variando de 0,51 a 0,74. Alem disso tambem buscou-se conhecer os parametros psicometricos da Escala de Motivacao para Responder sem Preconceito Frente a Empredas Domesticas, a qual se estruturou em dois fatores, Preconceito Velado e Nao-preconceito, com valores alfa de 0,83 e 0,74, respectivamente. No estudo 2 contou-se com uma amostra de 210 respondentes da populacao geral e buscou conhecer evidencias adicionais de validade fatorial e consistencia interna da Escala de Atitudes Frente a Empregadas Domesticas , por meio da Analise Fatorial Confirmatoria. Os resultados demonstraram que a estrutura tetrafatorial apresentou indices de ajuste superiores aos recomendados na literatura, bem como consistencia interna variando de 0,51 a 0,77. Alem disso observou-se os fatores Preconceito Velado e Nao-Preconceito apresentaram correlacoes significativas tanto com os fatores da Escala de Atitudes Frente as Empregadas Domesticas como com as subfuncoes valorativas. Conclui-se que as escalas ora analisadas apresentam qualidades psicometricas aceitaveis, podendo ser utilizadas para medicao das atitudes e preconceito frente as empregadas domesticas.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA