PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: EDILANE NUNES REGIS BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILANE NUNES REGIS BEZERRA
DATA: 09/03/2017
LOCAL: Auditório 1 da Central de Aulas - UFPB
TÍTULO: SAÚDE MENTAL MASCULINA: PREVALÊNCIA E VULNERABILIDADES AOS TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS NOS CONTEXTOS RURAL E URBANO.
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno mental comum, saúde mental, saúde do homem, vulnerabilidades.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: O adoecimento psiquico, com destaque para os Transtornos Mentais Comuns (TMC), e um dos gran¬des problemas enfrentados na atualidade, de natureza nao psicotica, tais transtornos envolvem um conjunto de sinais e sintomas relacionados, principalmente, as queixas somaticas e sintomas depressivos e ansiosos, geralmente associadas as condicoes de vida e a estrutura ocupacional. Neste sentido, objetiva-se analisar os aspectos de vulnerabilidades aos transtornos mentais comuns em homens paraibanos comparando os contextos urbano e rural. Foram realizados dois Estudos Empiricos. O primeiro trata-se de uma pesquisa quantitativa, epidemiologica, com objetivo de estimar a prevalencia dos transtornos mentais comuns em homens da capital e de cidades rurais paraibanas, associados com fatores socioeconomicos, de estilos de vida, busca por atendimento e saude mental. Para uma amostra de 432 homens (160 residentes na capital e 272 em cidades rurais), na faixa etaria de 24 a 59 anos, foi aplicado um conjunto de instrumentos: SRQ-20 (rastreamento de transtornos mentais nao-psicoticos); Questionarios de Estilo de Vida; de Acesso e Atendimento em Saude; de Saude Mental; Socio-demografico, cujos resultados foram analisados por estatistica descritiva, razao de prevalencia, de associacao (qui-quadrado e test t) e multivariada (regressao logistica). A prevalencia de TMC encontrada entre os homens do contexto urbano foi de 46,3% e 18,4% no rural. Foi observado associacao entre a presenca de TMC com a faixa etaria (X2=9,183; p=0,01), com maior prevalencia na faixa etaria mais jovem (44%), diminuindo no decorrer da vida (40% na faixa entre 30 e 49 anos e 15% na faixa acima de 50 anos). A associacao com a escolaridade (X2=11,182; p=0,01) aponta o aumento da prevalencia juntamente com o aumento da escolaridade (fundamental: 29%; medio: 38%; superior: 30%), podendo-se inferir, dado a baixa renda familiar da amostra, que o sofrimento pode decorrer pela ausencia de melhoria na renda apos o aumento da escolaridade. Por fim, houve associacao da presenca de TMC com o estado civil (X2=11,755; p=0,008), com maior diferenca entre os solteiros (43%). O segundo estudo, qualitativo, objetivou analisar – a partir do relato dos participantes- quais elementos (individuais, sociais e programaticos) de vulnerabilidades aos TMC estao presentes nas vivencias dos homens de cidades rurais e urbana. Contou com a participacao de 07 homens do contexto rural e 15 do contexto urbano, com idades entre 24 e 59 anos, utilizando-se de entrevistas individuais, analisadas por meio da tecnica de analise categorial tematica. A categorizacao tematica permitiu a obtencao de tres classes tematicas: a primeira intitulada “Contextos de sofrimento masculino” fez referencia aos aspectos individuais do sofrimento e envolveu sete categorias de analise, a saber, a) Sintomatologia; b) Principais motivos para o adoecimento; c) Consequencias do adoecimento; d) Praticas de autocuidado; e) Cuidado em saude; f) Cuidado em saude mental; g) Rede de apoio social. Ja a segunda classe tematica, intitulada “Vivencias de sofrimento psiquico masculino, fez referencia aos aspectos sociais e intersubjetivos do sofrimento e envolveu quatro categorias de analise, a) Problemas relacionais; b) Relacoes de genero; c) Fatores no trabalho que interferem na saude psiquica; d) Cotidiano urbano e rural. Os resultados permitiram concluir que os homens do contexto urbano apresentaram maior prevalencia de transtorno mental comum, os eventos que mais foram associados a uma maior probabilidade de ocorrencia de TMC foram, violencia urbana, assalto ou roubo, vulnerabilidades (problemas financeiros, desemprego, problemas conjugais), problemas de saude (familiares, pessoal), sobrecarga de trabalho, baixa autoestima. Palavras-chave: vulnerabilidades, transtornos mentais comuns, homens, contexto urbano, contexto rural.
Presidente - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI
Interno - 1285229 - SILVANA CARNEIRO MACIEL