PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: KAREN GUEDES OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAREN GUEDES OLIVEIRA
DATA: 19/06/2017
HORA: 09:00
LOCAL: MULTIMÍDIA - BLOCO C
TÍTULO: ATITUDES FRENTE À CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: O PAPEL DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE, DOS ESTILOS PARENTAIS E DOS VALORES HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: atitudes, criança com deficiência, valores humanos, estilos parentais, traços de personalidade.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: A presente tese objetivou conhecer em que medida os tracos de personalidade, os estilos parentais e os valores humanos predizem as atitudes de criancas frente aos seus pares com deficiencia. A fim de alcancar o objetivo proposto, foram realizados quatro estudos. O Estudo 1 objetivou conhecer as evidencias de validade da Chedoke-McMaster Attitudes towards Children with Handicaps Scale – CATCH (Escala de Atitudes frente a Crianca com Deficiencia - EAFCD) para o contexto brasileiro. Participaram 304 criancas de 7 a 12 anos (M= 9,75, DP= 1,63), a maioria do sexo feminino (57,9%), estudantes do segundo ao setimo ano do Ensino Fundamental de escolas da rede privada, situadas em uma capital nordestina. Todas as criancas responderam a EAFCD, em sua versao original com 36 itens e aos dados demograficos. Foi encontrada uma estrutura trifatorial, com sete itens cada, com os alfas de Cronbach variando entre 0,60 e 0,81. O Estudo 2 objetivou replicar a estrutura fatorial descrita no estudo anterior, a fim de conhecer as evidencias de validade fatorial e consistencia interna da EAFCD no contexto do interior do estado. Especificamente, objetivou-se avaliar a congruencia entre a estrutura fatorial resultante da amostra proveniente da capital e do interior. Para tanto, participaram 196 criancas com a mesma escolaridade e faixa etaria do estudo supracitado, sendo criancas residentes em cidade do interior do estado, com idade media de 10,7 anos (DP= 0,88), 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. Os participantes responderam a EAFCD, com 21 itens, obtida por meio do estudo 1, Os resultados indicaram que por meio dos criterios de Catell e Horn, a medida apresentou uma estrutura tridimensional, com componentes relacionados a integracao social (α =0,85), isolamento social (α =0,65) e alta valoracao (α =0,54), sugerindo uma estrutura da EAFCD reduzida em 18 itens, bem como apresentou otimos indices de congruencia fatorial (variando de 0,93 a 0,99). Os achados sugeriram evidencias de validade e propriedades psicometricas adequadas do instrumento para seu uso no contexto brasileiro. Desse modo, o Estudo 3 foi realizado objetivando a analise confirmatoria da EAFCD. A amostra foi composta por 200 criancas com idade media de 9,89 anos (DP= 1,30), a maioria do sexo feminino (59,5%), estudantes do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Quanto a adequacao da dimensionalidade do instrumento, corroborou-se sua estrutura trifatorial com indicadores satisfatorios de ajuste: χ2/gl = 1,37, GFI = 0,99, AGFI = 0,99, RMSEA = 0,01 (IC90% = 0,015-0,0,62). Ressalta-se que todos os pesos fatoriais (lambdas) foram estatisticamente diferentes de zero (λ ≠ 0; z > 1,96, p < 0,05). Por ultimo, o Estudo 4 buscou a elaboracao de um modelo teorico explicativo das atitudes investigadas nos estudos supracitados. Participaram 314 criancas, com idade media de 9,96 anos (DP= 1,52), a maioria do sexo feminino (54,1%). Conclui-se que as atitudes frente a crianca com deficiencia podem ser explicadas pelo traco de personalidade “amabilidade”, estilo parental “autoritativo” e pela subfuncao valorativa “realizacao”.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo ao Programa - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Externo ao Programa - 1973400 - VIVIANY SILVA ARAUJO PESSOA
Externo à Instituição - LUIS AUGUSTO DE CARVALHO MENDES