PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CELIANA PEREIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELIANA PEREIRA DE SOUZA
DATA: 02/06/2017
LOCAL: CAMPUS I JOAO PESSOA SALA CCHLA 402
TÍTULO: A RELAÇÃO TRABALHO E SAÚDE DE TRABALHADORES TERCEIRIZADOS NA COLETA DOMICILIAR DE UMA CIDADE PARAIBANA
PALAVRAS-CHAVES: Psicodinâmica do trabalho. Atividade de coleta domiciliar. Processo trabalho-saúde.
RESUMO: A reestruturação produtiva trouxe novas configurações aos mundos do trabalho. As novas formas de produção e os novos modos de gestão conjugados com as inovações tecnológicas deram outra forma às relações sociais no trabalho, especialmente no setor de serviços (Antunes & Praun, 2015). Neste contexto, focalizamos a questão da saúde do trabalhador na atividade de limpeza urbana, mais especificamente na coleta domiciliar, via de regra uma atividade terceirizada. Neste sentido, o objetivo do nosso estudo é investigar a relação trabalho e saúde nesta categoria de trabalhadores. Do ponto de vista teórico, privilegiamos a Psicodinâmica do Trabalho, por direcionar seu foco para os recursos que os trabalhadores se valem para manter um equilíbrio possível, para colaborar na conservação de si e se resguardarem do adoecimento (Dejours, 2012). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo e exploratório e que se encontra em andamento. Em setembro de 2016 contatamos a empresa coletora, apresentamos em seguida o projeto e recebemos a autorização para a pesquisa em dezembro do mesmo ano. De posse dessa autorização, encaminhamos o projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e recebemos em março de 2017 a devida aprovação. Depois disso, iniciamos a fase de coleta de dados. Os instrumentos utilizados foram a entrevista individual semi-estruturada (cujo roteiro foi construído a partir da abordagem teórica que embasa este estudo) e um questionário sociodemográfico. A amostra foi composta por 13 agentes de limpeza urbana, todos do sexo masculino, com idades variando de 25 a 51 anos (M = 32; DP = 6,94) e com tempo de serviço de um a 18 anos, dos quais nove trabalhadores têm entre um e cinco anos. Com relação ao estado civil, nove vivem em união estável, três disseram ser casados e um solteiro e quanto ao grau de escolaridade, dois são analfabetos, quatro têm o ensino básico, quatro têm o fundamental incompleto, um o fundamental completo e dois o ensino médio. Quanto ao número de filhos dois não têm filhos, quatro tem um, quatro têm dois, dois tem três e um tem cinco. Já em relação à renda (neste estudo a renda pessoal é equivalente à renda familiar), cinco recebem de um salário mínimo (R$ 937,00) a 1.199,00, quatro de 1.200,00 a 1.399,00 e quatro de 1.400 a 1.599 reais. Quanto à carga horária de trabalho, três trabalham de cinco a sete horas, dois trabalham oito horas e oito mais de oito horas. No tocante ao uso de substâncias lícitas e ilícitas, dois fumam, seis bebem e oito usam outras substâncias, dos quais sete usam algum medicamento e um confessou consumir diariamente droga considerada ilícita. As entrevistas foram transcritas na íntegra e no momento os esforços concentram-se na separação desse material por categorias para em seguida nos debruçarmos sobre as análises e assim nos aproximarmos da conclusão da dissertação.
Presidente - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA