PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENALLE RUANA PESSOA RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENALLE RUANA PESSOA RAMOS
DATA: 02/06/2017
LOCAL: Auditório 512
TÍTULO: OS EFEITOS DA CATEGORIZAÇÃO DE GÊNERO SOBRE OS AFETOS EMPÁTICOS E O JULGAMENTO MORAL
PALAVRAS-CHAVES: Julgamento Moral; Categorização de Gênero; Empatia.
RESUMO: O objetivo do presente estudo consiste em investigar os efeitos da categorização de gênero sobre os afetos empáticos e o julgamento moral. Para tanto, será adotada a perspectiva de Kohlberg (1975) do julgamento moral e sua tipologia de estágios e as contribuições de Hoffman (1990), que se dedicou fortemente ao estudo da empatia enquanto um aspecto central para a compreensão da moralidade. Os recentes avanços em psicologia moral têm levado a um crescente interesse pela dinâmica cognição-afeto subjacente ao julgamento moral como uma forma de melhor elucidar o comportamento moralmente motivado. No cotidiano, os julgamentos morais necessariamente ocorrem num contexto social, no qual, segundo Fiske (1993), as pessoas são espontaneamente categorizadas em grupos como parte de um processo fundamental para a interpretação da realidade. Nessa categorização, o gênero frequentemente se apresenta como um definidor irresistível para guiar a interação. A empatia, assim como o julgamento moral, também é sensível ao processo de categorização social. Hoffman (1990) salienta a importância de se considerar, no estudo da empatia, o viés de similaridade, que faz com que haja uma tendência nas pessoas a empatizar mais prontamente com outros percebidos como semelhantes. O presente estudo será conduzido mediante um delineamento experimental fatorial 3x3 intersujeitos envolvendo a manipulação das variáveis sexo (homem versus mulher, mulher versus mulher e homem versus homem) e culpabilidade dos personagens (sem culpa, culpa do personagem 1 e culpa do personagem 2) em uma situação hipotética de cunho moral especialmente desenvolvida para fins do presente estudo. Uma hipótese central neste estudo é a de que o viés empático será mais atuante sobre os julgamentos morais quando não houverem evidências claras da culpabilidade de quaisquer dos envolvidos na situação. Os instrumentos serão aplicados em duas amostras de estudantes universitários: uma de participantes do sexo feminino e outra, do sexo masculino. Os sujeitos lerão a situação-estímulo e serão convidados a emitir um julgamento moral sobre os envolvidos numa escala likert de cinco pontos. Os participantes também responderão o Defining Issues Test (DIT) para identificação do estágio de desenvolvimento moral e a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (ERMI), proposta por Davis (1983), para mensuração da disposição empática do participante, ambas em suas versões já adaptadas e validadas por diferentes estudos para o contexto da população brasileira. Por último, os participantes responderão a um questionário sociodemográfico. A fim de melhor subsidiar decisões metodológicas acerca dos instrumentos e do próprio estudo, foi realizado uma pesquisa piloto com 36 sujeitos, 18 do sexo feminino e 18 do sexo masculino em um delineamento unifatorial intersujeitos variando-se a culpabilidade dos personagens em três situações-estímulo diferentes. Para garantir a aleatorização da alocação nas diferentes unidades de análise, foram montados cadernos de instrumentos em separado para cada sexo que foram misturados entre participantes do seu próprio grupo, objetivando produzir uma sequência aleatória e desconhecida para o pesquisador/aplicador. Os dados obtidos nas aplicações foram tabulados no SPSS (Statistical Package for Social Sciences) para posterior submissão à análise. Atualmente, a pesquisa encontra-se em fase de análise dos resultados obtidos no estudo piloto.
Presidente - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO
Interno - 2204608 - CICERO ROBERTO PEREIRA