PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TACIANA DUARTE DE QUEIROZ BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TACIANA DUARTE DE QUEIROZ BRITO
DATA: 09/08/2017
LOCAL: Sala de Reunião do Centro
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO RASTREAMENTO OCULAR NA DETECÇÃO DE VÍDEOS COM OU SEM MENTIRAS EM ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Mentira, detecção, padrão, rastreamento ocular, vídeos
RESUMO: Atualmente, a mentira é um tema bastante estudado no exterior, mas no Brasil, existem poucas pesquisas a respeito do tema. São necessários estudos nesta área para maior conhecimento das ciências que lidam com o comportamento humano. Uma das técnicas para avaliar a detecção de mentira é a observação do comportamento do outro. Este comportamento pode ser: verbal (tom de voz, pausas na fala, etc.) e/ ou não-verbal (expressões faciais), originando pistas dos verdadeiros sinais da mentira. O objetivo geral desta pesquisa foi a investigação do padrão de rastreamento ocular em vídeos com e sem mentira em adultos. Utilizou-se um delineamento experimental com medidas repetidas, tendo uma condição controle (vídeos de verdade) e uma condição experimental (vídeos de mentira), em ordem contrabalanceada. Estes vídeos foram utilizados como estímulos, e continham faces de pessoas (alvos) que falavam verdade ou mentira. Através do equipamento Eye tracker Tobii TX300 foi realizado o rastreamento dos movimentos oculares dos participantes. Participaram deste estudo 16 universitários (8 homens), do curso de psicologia, da UFPB. Primeiramente, os participantes davam seus consentimentos (TCLE) para após responderem o Questionário sociodemográfico, os testes de acuidade visual “E” Rasquin e de Ansiedade e Depressão de Beck. Para o teste de detecção de mentira com a utilização do eye tracker, eram dadas instruções para conhecimento de toda etapa do teste e feita uma calibragem para obter informações do olhar de cada participante. Em seguida, assistiam quatro vídeos e registravam seus julgamentos na Folha de resposta, e entre cada vídeo era dado o tempo de trinta segundos para fazerem tais registros. Os dados obtidos foram analisados através do software SPSS versão 21, sendo feito teste de normalidade (teste Shapiro-Wilk) e análises paramétricas. Foram realizadas comparações, utilizando-se da ANOVA fatorial mista, para avaliar os efeitos principais e de interação das variáveis dentre e entre participantes. Os resultados demonstraram que houve diferenças significativas nos parâmetros de movimentos oculares entre os vídeos de verdade e mentira: verificou um efeito principal do tipo de vídeo [F (1, 14) = 72,78, p = 0,001, η2 = 0,84)]. Este efeito mostra que ocorreu um maior número de fixações quando o vídeo era de verdade (M = 129,53) do que quando o vídeo era de mentira (M = 78,37). Quanto ao número de acertos, em relação aos vídeos, foi observado que o mínimo de acertos foi zero e o máximo foram quatro, com média total abaixo da metade (M = 1,87, DP = 1,08). Ressalta-se, ainda, que as participantes mulheres obtiveram maior média de acertos nos vídeos julgados que os homens, principalmente para os vídeos de mentira. Ainda foram analisados os sinais da mentira, observados e elencados por todos os estudantes, a partir da folha de resposta, sendo a grande maioria (95%) relacionados às expressões faciais não-verbais. Em ordem decrescente, os principais sinais encontrados foram: microexpressões faciais (34%), sorrisos falsos e nervosismo (29%), o olhar (19%), seriedade (9,5%), esforço cognitivo (5%), e falta de entusiasmo (5%). Estes resultados sugerem que de acordo com o tipo de vídeo utilizado (verdade ou mentira), o sexo do participante e o sexo do alvo, o padrão de rastreamento ocular é diferente significativamente na detecção de mentiras.
Presidente - 1347318 - NATANAEL ANTONIO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 062.264.274-00 - MICHAEL JACKSON OLIVEIRA DE ANDRADE - UFPB
Externo à Instituição - ARMINDO DE ARRUDA CAMPOS NETO