PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA FERNANDES RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA FERNANDES RODRIGUES
DATA: 02/06/2017
LOCAL: UFPB
TÍTULO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PSICÓLOGOS ESCOLARES E EDUCADORES FRENTE AO PROCESSO DE TRANSIÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS
PALAVRAS-CHAVES: Transição escolar; Escola pública; Psicologia escolar.
RESUMO: Os períodos de transições de desenvolvimento se caracterizam por um processo que ocorre durante o desenvolvimento humano e provocam transformações de rotinas ou condições pré-determinadas, que se alteram por diversos motivos, sejam estes internos ou externos (Zittoun, 2004). Como parte das transições vivenciadas pelos sujeitos, destaca-se para esse trabalho o processo de transição escolar, que ocorre no período da educação infantil ao primeiro ano do ensino fundamental e que tem repercussões na forma como adultos e crianças se percebem nesses espaços. Para fundamentar essa discussão, retoma-se a teoria histórico cultural de Vygotsky, o qual destacou a relevância da interação social mediada e de conceitos como vivência, situação social de desenvolvimento e períodos de crises e rupturas ao longo do curso do desenvolvimento. Entende-se que esse modelo pode subsidiar a discussão relativa ao processo de transição escolar pelo valor atribuído à escola e seu papel na socialização de conhecimentos sociohistoricamente acumulados pela cultura. Desta forma, a transição escolar é um processo relevante e que necessita da mediação de adultos, profissionais da escola, para facilitar a inserção das crianças no nível da educação básica. O psicólogo escolar pode atuar nesse processo como mediador das relações entre os sujeitos envolvidos neste contexto, marcadamente as relações professor-aluno, proporcionando um suporte teórico e metodológico para subsidiar a prática referente aos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Neste sentido o objetivo geral desse estudo é conhecer e analisar concepções e práticas de psicólogos escolares e educadores infantis frente ao processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental. Participaram desse estudo cinco psicólogos escolares, cinco educadores de pré-escolas e oito professoras do primeiro ano do ensino fundamental de escolas que integram pré-escolas públicas da cidade de João Pessoa – PB. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, que apresentou três versões para cada grupo de participantes. O projeto teve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley e da Secretaria de Educação do Município de João Pessoa. As entrevistas foram transcritas literalmente e os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, fundamentando-se no método de análise apresentado em Bardin (2009). Os relatos que emergiram das entrevistas foram organizados em eixos gerais de análise e discutidos à luz de teorias e pesquisas no campo científico da temática proposta. Os eixos de análise do presente estudo foram: fatores que influenciam o aprendizado e o desenvolvimento no período de transição escolar; comportamentos manifestados pela criança no processo de transição escolar; profissionais que trabalham na instituição com os educares/professores nesse período de transição escolar; ações de docentes e psicólogos frente ao processo de transição escolar; ações que poderiam ser feitas para uma melhor inserção da criança no primeiro ano do ensino fundamental; atividades realizadas no período que antecede a entrada da criança no ensino fundamental; informações das crianças da turma que tive experiência pré-escolar e as que não tiveram essa experiência; contato do professor com o educador da criança na turma anterior; percepção dos profissionais sobre possíveis diferenças no processo de transição escolar de crianças que frequentaram ou não frequentaram a pré escola. Os resultados estão sendo discutidos com base nas premissas da teoria histórico-cultural e em pesquisas na interface da psicologia do desenvolvimento e psicologia escolar.
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo ao Programa - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO