PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYRTTHON CARLOS DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYRTTHON CARLOS DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 06/11/2017
LOCAL: SALA 511
TÍTULO: ALIMENTOS (NÃO) SAUDÁVEIS: CONTRIBUIÇÕES DOS VALORES HUMANOS E DA IMAGEM CORPORAL PARA O CONSUMO
PALAVRAS-CHAVES: motivações, alimentação saudável, alimentação não saudável, valores, imagem corporal.
RESUMO: A presente tese tem como objetivo principal conhecer as motivações relacionadas ao consumo de alimentos saudáveis e não saudáveis no contexto brasileiro e seus correlatos com os valores humanos e a imagem corporal. Para tanto, foram pensados três estudos. O Estudo 1 objetivou explorar sob um enfoque qualitativo os motivos relacionados ao consumo desses alimentos. Participaram 205 estudantes universitários que responderam a questionários com perguntas abertas sobre as razões que os levaram a consumir um ou outro tipo de alimento. Os dados foram analisados no software Iramuteq e os resultados das Análises de Classificação Hierárquica Descendente mostraram cinco motivos relacionados ao consumo de alimentos saudáveis (perda de peso, sentir-se bem, prevenção de doenças, necessidades do organismo e benefícios) e outros cinco ao de não saudáveis (desejo, ocasiões diversas, falta de tempo, praticidade e vantagens). Estes resultados estão de acordo com o que dispõe a literatura internacional sobre o tema. O Estudo 2, de natureza psicométrica, buscou desenvolver a Escala de Motivações para Alimentação Saudável (EMAS) e a Escala de Motivações para Alimentação Não Saudável (EMANS), e reunir evidências de validade e precisão das mesmas. Na Etapa 1, que contou com a participação de 208 universitários, foi observada uma estrutura final de três fatores tanto para a EMAS [Prevenção de doenças (5 itens, α = 0,93), Perda de peso (5 itens, α = 0,91) e Vitalidade (5 itens, α = 0,91)] quanto para a EMANS [Falta de tempo (5 itens, α = 0,89), Desejo (5 itens, α = 0,89) e Interação social (5 itens, α = 0,83)]. Da Etapa 2 participaram 229 universitários e os resultados confirmaram tanto o modelo fatorial da EMAS (e.g., CFI = 0,96, TLI = 0,95) quanto o da EMANS (e.g., CFI = 0,95, TLI = 0,93), os quais também se apresentaram invariantes em relação ao sexo dos participantes (ΔCFI < 0,010; ΔRMSEA < 0,015). As pontuações totais de cada escala apresentaram valores satisfatórios do ômega de McDonald (ω), Confiabilidade Composta (CC) e Variância Média Extraída (VME): EMAS (ω = 0,82, CC = 0,97 e VME = 0,70) e EMANS (ω = 0,83, CC = 0,95 e VME = 0,60). Conclui-se que ambas as medidas mostraram-se psicometricamente adequadas e podem ser utilizadas em pesquisas relacionadas às motivações para o consumo de alimentos saudáveis e não saudáveis no contexto brasileiro. Finalmente, no Estudo 3, ainda em desenvolvimento, buscar-se-á conhecer como os valores humanos e a imagem corporal estão relacionados aos fatores da EMAS e da EMANS, e desenvolver um modelo explicativo dessas motivações a partir de tais variáveis. Pretende-se contar com a participação de 400 indivíduos da população geral recrutados em praças de alimentação de João Pessoa. Como resultados, espera-se que valores de ordem social e uma menor satisfação com a imagem corporal estejam relacionados às motivações para a alimentação saudável, e que valores pessoais e uma maior satisfação com a imagem corporal relacionem-se em maior magnitude com as motivações para alimentação não saudável.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL