PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: LAYRTTHON CARLOS DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYRTTHON CARLOS DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 18/12/2017
LOCAL: Sala 402
TÍTULO: MOTIVAÇÕES PARA ALIMENTAÇÃO (NÃO) SAUDÁVEL: CONTRIBUIÇÕES DOS VALORES HUMANOS, IMAGEM CORPORAL E AUTOCONTROLE
PALAVRAS-CHAVES: motivações, alimentação, medidas, correlatos.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: Esta tese objetivou conhecer as motivacoes por tras da alimentacao saudavel e nao saudavel, desenvolver medidas para mensura-las e verificar como o autocontrole, valores humanos e imagem corporal se relacionam a elas. Foram elaborados tres capitulos. No Capitulo 1, objetivou-se explorar sob um enfoque qualitativo as referidas motivacoes. Participaram 205 estudantes universitarios que responderam a um questionario com perguntas abertas sobre as razoes que os levaram a consumir alimentos saudaveis ou nao saudaveis. Os resultados das Analises de Classificacao Hierarquica Descendente mostraram cinco motivos relacionados ao consumo de alimentos saudaveis (perda de peso, sentir-se bem, prevencao de doencas, necessidades do organismo e beneficios) e outros cinco ao de nao saudaveis (desejo, ocasioes diversas, falta de tempo, praticidade e vantagens). O capitulo 2 objetivou desenvolver a Escala de Motivacoes para Alimentacao Saudavel (EMAS) e a Escala de Motivacoes para Alimentacao Nao Saudavel (EMANS), e reunir evidencias de validade e precisao das mesmas, sendo dividido em duas etapas. Na etapa 1 participaram 208 universitarios, os quais responderam as versoes iniciais das medidas. Analises fatoriais exploratorias indicaram estruturas de tres fatores tanto para a EMAS [Prevencao de doencas (5 itens, α = 0,93), Perda de peso (5 itens, α = 0,91) e Vitalidade (5 itens, α = 0,91)] quanto para a EMANS [Falta de tempo (5 itens, α = 0,89), Desejo (5 itens, α = 0,89) e Interacao social (5 itens, α = 0,83)]. Na etapa 2 participaram outros 229 universitarios, os quais responderam as versoes finais da EMAS e da EMANS. Os resultados confirmaram tanto o modelo fatorial da EMAS (e.g., CFI = 0,96, TLI = 0,95) quanto o da EMANS (e.g., CFI = 0,95, TLI = 0,93), os quais tambem se apresentaram invariantes em relacao ao sexo dos participantes (ΔCFI < 0,010; ΔRMSEA < 0,015). Finalmente, o Capitulo 3 pretendeu conhecer a relacao entre o autocontrole, valores humanos e imagem corporal com as motivacoes para a alimentacao saudavel e nao saudavel, bem como desenvolver modelos explicativos dessas. Contou-se com uma amostra de 391 pessoas da populacao geral que responderam os seguintes instrumentos: Escala de Investimento Corporal, Escala de Avaliacao da Satisfacao com a Imagem Corporal, Escala de Motivacoes para Alimentacao Saudavel, Escala de Motivacoes para Alimentacao Nao Saudavel, Questionario dos Valores Basicos e o Brief Self-Control Scale. Em linhas gerais, os resultados indicaram que um maior nivel de autocontrole, valores sociais e centrais e uma maior satisfacao com a imagem corporal estao relacionados a uma maior motivacao para a alimentacao saudavel, enquanto um baixo autocontrole, valores pessoais e uma menor satisfacao com a imagem corporal estao relacionados a uma maior motivacao para a alimentacao nao saudavel. O modelo explicativo das motivacoes para a alimentacao saudavel a partir do autocontrole, valores sociais e cuidado corporal apresentou indicadores de ajuste satisfatorios (e.g., CFI = 0,95, TLI = 0,93) que indicaram sua plausibilidade. Diante desses resultados, confia-se que os objetivos da tese tenham sido alcancados. Foram exploradas em um enfoque qualitativo as motivacoes para a alimentacao saudavel e nao saudavel, desenvolvidas duas medidas parcimoniosas e com bons indicadores de validade de construto e fidedignidade, e conhecidas as relacoes dessas motivacoes com o autocontrole, valores humanos e imagem corporal. Decerto, estes achados contribuem para a literatura sobre a tematica no cenario brasileiro.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL