PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LAISY DE LIMA NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAISY DE LIMA NUNES
DATA: 28/03/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 404B
TÍTULO: Concepções parentais sobre o desenvolvimento e a habilidade de comunicação intencional no primeiro ano de vida do bebê
PALAVRAS-CHAVES: concepções parentais; desenvolvimento inicial; habilidade de comunicação intencional
PÁGINAS: 251
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Desenvolvimento Social e da Personalidade
RESUMO: O processo de desenvolvimento das novas aquisicoes infantis, do ponto de vista historico-cultural, e permeado por acoes coconstrutivas e bidirecionais. As habilidades infantis sao significadas no contexto social no qual o bebe esta inserido e seus comportamentos sao aprimorados continuamente no decorrer do desenvolvimento. Entre os fatores que perpassam esse processo, o modo como os pais compreendem o desenvolvimento dos seus filhos influencia, direta ou indiretamente, as suas praticas. A presente tese buscou analisar as concepcoes parentais sobre o desenvolvimento dos bebes ao longo do primeiro ano de vida, com enfase nas concepcoes acerca do desenvolvimento da habilidade de comunicacao intencional. Apresentou delineamento longitudinal, com a participacao de 20 maes e 20 pais de bebes aos 3, 6, 9 e 12 meses de vida. A idade dos participantes variou entre 20 e 36 anos. Os instrumentos utilizados foram um questionario sociodemografico e duas entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com as diretrizes da analise de conteudo. Os resultados indicaram que, na visao dos pais, as novas aquisicoes infantis permitem maior interacao entre os cuidadores e o bebe. A maioria dos participantes mencionou os estimulos como aspectos promotores do desenvolvimento e apresentou concepcoes que reconhecem o papel parental como essencial na promocao do desenvolvimento saudavel dos filhos. Sobre as concepcoes parentais acerca da habilidade de comunicacao intencional, verificou-se que os relatos parentais indicaram comportamentos infantis especificos que podem ser indicios dessa habilidade, especialmente quando os bebes estavam no segundo semestre de vida. As maes conceberam que os bebes podem sentir emocoes, especialmente as positivas, reconhecer as emocoes dos outros sociais e apontar com mais frequencia do que relatado pelos pais. Esses dados sugerem que as maes percebem o desenvolvimento dos aspectos positivos da intencionalidade infantil um pouco antes do que o que e percebido pelos pais. Os pais, por sua vez, concebem que os bebes podem sentir tristeza, culpa e se comportar negativamente de proposito antes do que o que e percebido pelas maes. Apesar dessa diferenca, os pais parecem conhecer as etapas do desenvolvimento do bebe e, tambem exibem concepcoes realistas sobre o desenvolvimento infantil. Defende-se que a presente pesquisa contribue com a area de estudos da psicologia do desenvolvimento e pode auxiliar na fundamentacao de praticas profissionais.Considerando o referencial teorico adotado, os resultados empiricos e o levantamento bibliografico realizado, foram propostas diretrizes para a elaboracao de programas de orientacao que objetivem promover o desenvolvimento infantil por meio de acoes direcionadas aos pais e aos educadores.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Interno - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO
Interno - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Externo à Instituição - DEISE MARIA LEAL FERNANDES MENDES
Externo à Instituição - MARIA LIGIA DE AQUINO GOUVEIA